top of page
marca-aconteceu.png

Papa Francisco entrega os ícones da JMJ aos jovens portugueses

Atualizado: 31 de dez. de 2020

por Pedro Corcini, da PASCOM Guadalupe, com informações de Jornada Mundial da Juventude

Jovens portugueses vão à Roma para receber os ícone da JMJ | Foto: Jornada Mundial da Juventude

O Papa Francisco entregou na manhã deste domingo (22), Festa de Cristo Rei, os ícones da Jornada Mundial da Juventude aos jovens portugueses. Há mais de 30 anos, os ícones viajam o mundo e dessa vez, chega a Portugal, país que receberá o maior evento de jovens católicos do mundo, em 2023.


Em preparação para a JMJ, acontece nas dioceses espalhadas pelo mundo, as Jornadas Diocesanas da Juventude. A partir do próximo ano, o Papa Francisco anunciou que a celebração diocesana será transferida, do Domingo de Ramos para o Domingo de Cristo Rei. "No centro permanece o Mistério de Jesus Cristo Redentor do homem, como sempre destacou São João Paulo II, iniciador e patrono da JMJ", disse o pontífice.


A cruz peregrina

Ícones da JMJ durante peregrinação no Brasil | Foto: JMJ Rio 2013

Com 3,8 metros de altura, a Cruz Peregrina foi confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos de 1984, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países, sendo encarada como um verdadeiro sinal de fé. Ela já foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns como trenós, gruas ou tratores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais.


Ícone de Nossa Senhora

Desde 2000, a Cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Este ícone foi introduzido também pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. O ícone tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, e está associado a uma das mais populares devoções marianas na Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.



Confira o momento da entrega dos ícones:


bottom of page