top of page
marca-aconteceu.png

Lisboa 2023: Conheça a marca da próxima edição da JMJ

Atualizado: 31 de dez. de 2020

A identidade visual foi construída à luz do tema da próxima edição do evento


por Marina Avelar, da PASCOM Guadalupe


A espera acabou! Com o tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1,39), o maior evento de juventude do mundo, a JMJ (Jornada Mundial da Juventude) já tem um logotipo para chamar de seu. A arte foi apresentada nesta sexta-feira (16), em Lisboa, Portugal.


O processo inicial da escolha da marca foi feita por uma equipe de estudantes da Universidade Católica Portuguesa que elegeu os 21 melhores projetos. Após a seleção as propostas foram apresentadas e avaliadas por profissionais da área do marketing e comunicação de agências do ramo presentes no país, que por fim selecionaram três finalistas. Com a escolha dos avaliadores, coube ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida decidir um vencedor.


O logotipo escolhido para representar a JMJ foi elaborada pela designer portuguesa Beatriz Roque Antunes, de 24 anos.


O elemento central da marca é a Cruz. Esta é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. Trata-se de um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno. As cores (verde, vermelho e amarelo) evocam a bandeira portuguesa.


Logomarca JMJ Lisboa 2023 / Copyright © Fundação JMJ Lisboa 2023

Cruz

A Cruz de Cristo, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade, é o elemento central, de onde tudo nasce.

Caminho

Tal como indica o relato da Visitação que dá tema à JMJ Lisboa 2023, Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir Isabel. Este movimento sublinha o convite feito aos jovens para renovarem ‘o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade’ (Christus Vivit, 20). A acompanhar o caminho surge, ainda, uma forma dinâmica que evoca o Espírito Santo.

Terço

A opção pelo terço celebra a espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora de Fátima. Este é colocado no caminho para invocar a experiência de peregrinação que é tão marcante em Portugal.

Maria

Maria foi desenhada jovem para representar a figura do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) e potenciar uma maior identificação com os jovens. O desenho exprime a juvenilidade própria da sua idade, característica de quem ainda não foi mãe, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura aparece levemente inclinada, para mostrar a atitude decidida da Virgem Maria.

Também já está no ar o site oficial do evento. Clique aqui

Assista ao vídeo de lançamento do logo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023:


*Matéria com informações de Jovens Conectados e Vatican News

38 visualizações
bottom of page