top of page
marca-aconteceu.png

JMJ Lisboa 2023: Missa de Envio encerra a Jornada de Lisboa

Celebração foi realizada no Campo da Graça, em Lisboa


via Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023



Tons rosados surgiam no céu de Lisboa, sob o Campo da Graça, junto ao rio Tejo, ao anunciar o amanhecer deste domingo. Era o prenúncio de mais uma manhã de celebrações neste sexto e último dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. O silêncio dos peregrinos que ali pernoitaram, após vivenciar a Vigília da noite anterior, foi rompido pelo som animado de Padre Guilherme, o DJ que pilotou as pickups e colocou os jovens para dançar logo cedo. 


Papa Francisco chegou ao recinto pouco depois das 8h para presidir este último evento central da JMJ. Durante a celebração da Missa de Envio, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, habitualmente presente na Capelinha das Aparições, esteve no altar do Parque Tejo. 



O Cardeal-Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, dirigiu uma saudação inicial de agradecimento ao Papa Francisco:“Vossa Santidade deu-nos tanto nestes dias”, afirmou. 

No encerrar de uma semana preenchida com experiências de fé e de união, o Santo Padre alertou os peregrinos para a importância de “levar o que temos vivido com Jesus e com os outros para a vida quotidiana”. Com base no Evangelho deste domingo (Mateus 17, 1-9), a sua homilia aos jovens deteve-se em três pontos: “resplandecer”, “escutar” e “não ter medo”.  



O Papa deixou aos peregrinos uma mensagem de envio e coragem para viver os seus sonhos: "Caros jovens, gostava de olhar para os olhos de cada um de vocês e dizer-vos ´Não tenham medo!´” 


Ao final da celebração, as pessoas presentes ouviram do Papa Francisco o anúncio sobre o local da próxima JMJ. Em 2027, a JMJ terá lugar em Seul, na Coreia do Sul. Muitos jovens sul-coreanos e de outras nacionalidades reagiram com emoção a esta notícia.  



Terminada a celebração, os jovens atravessaram juntos a ponte pedonal, em direção aos locais de acolhimento. Preparam-se para o regresso ao seu país, decerto levando consigo boas memórias da JMJ Lisboa 2023.   

15 visualizações

Comments


bottom of page