CATEQUESE DO BATISMO

A catequese do Batismo visa a preparação para o sacramento do Batismo. Por meio desse sacramento passamos a fazer parte da comunidade dos discípulos e discípulas de Jesus, que é a Igreja. Enfim, mediante o Batismo vivemos o seguimento a Ele, nos colocando a serviço da Igreja no mundo. “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinais-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,19-20).

CATEQUESE INFANTO-JUVENIL

A catequese visa iniciar as pessoas na experiência de Deus e introduzi-las no seguimento a Jesus Cristo dentro da comunidade que é a Igreja, no serviço aos irmãos e irmãs. A Igreja é a comunidade dos discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo e tem como missão evangelizar, dando continuidade à missão de Jesus no mundo. Há uma relação entre catequese e Igreja: a catequese faz, forma, constitui a Igreja. Já a  Igreja realiza a catequese como processo de evangelização, iniciação à vivência da fé. A catequese é um processo que compreende a vida toda, do início ao fim. Dentro desse processo temos várias etapas de crescimento na fé: Batismo, Primeira Comunhão, Semente (perseverança), Crisma, Iniciação Cristã de Adultos, Matrimônio e Ministérios. Portanto, a catequese, muito mais do que um curso, com conteúdo, é a vivência da fé no seguimento a Jesus Cristo.

CATEQUESE DE CRISMA

A catequese da Crisma visa preparar o jovem para a maturidade na fé. Por meio desse sacramento renovamos o nosso Batismo dizendo sim ao seguimento de Jesus Cristo. É  uma decisão própria e pessoal, renovada em comunidade. No sacramento da Crisma recebemos o mesmo Espírito que conduziu Jesus em sua missão e que nos impulsiona a abraçarmos a nossa missão na comunidade. “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor” (Lc 4,18-19).

CATEQUESE COM ADULTOS

A catequese para a iniciação cristã de adultos visa acompanhar adultos que não passaram pela experiência dos sacramentos, ajudando-os a se despertarem para o chamado de Jesus: “Vem e segue-me” (Lc 5, 27). Esse caminho catecumenal ajuda as pessoas a se tornarem discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo na comunidade que é a Igreja. Os sacramentos da iniciação cristã nos ajudam, portanto, a sermos Igreja, sendo que a Igreja é a comunidade de fé que tem a missão de dar continuidade à missão de Jesus Cristo no mundo. “Jesus disse-lhes: ‘Segui-me, eu farei de vós pescadores de homens’. Eles imediatamente, deixaram as redes e o seguiram” (Mt 4,19-20).