top of page
marca-aconteceu.png

Você sabia que três países já receberam a JMJ duas vezes?

Atualizado: 21 de set. de 2021

Receberam duas vezes a JMJ a Itália, Espanha e Polônia.


por Caminhos de Uma JMJ


São João Paulo II na JMJ Czwstochowa em 1991 / Foto: Reprodução

O maior encontro de jovens do mundo, a Jornada Mundial da Juventude , é o momento mais esperado pela juventude católica. Ele acontece a cada dois/três anos em países diferentes, geralmente seguindo uma ordem: países da Europa em um ano, países de outros continentes no ano seguinte. Podemos perceber esta lógica através das últimas edições. Em 2011, a Espanha foi palco da JMJ. Dois anos depois, em 2013, foi a vez do Brasil. Já em 2016, a Polônia acolheu a jornada, enquanto o Panamá, foi o último país a receber a JMJ, em 2019. Em 2023, é a vez de Lisboa, Portugal.


A ideia da JMJ é que o evento aconteça em diferentes países do mundo, e mesmo assim já teve "gente" que recebeu a jornada duas vezes, viu? Apenas três países tiveram essa sorte, são eles: a Itália, Espanha e Polônia. Fizemos um resuminho das duas edições que estes três países receberam. Confira:


Arte: Equipe de Comunicação / Caminhos de Uma JMJ

ITÁLIA

Em 1986, o Papa João Paulo II apresentou a Jornada Mundial da Juventude aos jovens, em Roma, sublinhando que aquele era um dia de esperança. O tema do primeiro encontro foi: "Confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vos peça"


Em 2000, novamente em Roma, o tema "E o Verbo fez-Se homem e veio habitou entre nós" (Jo 1, 14) marcou a vidada de milhares de jovens, que juntos entoavam o Hino Emmanuel (ouça aqui a versão oficial). Também foi nesta edição que o Papa João Paulo II introduziu o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que permaneceu junto ao altar, em Tor Vergata, onde aconteceu a vigília e missa.



Arte: Equipe de Comunicação / Caminhos de Uma JMJ

ESPANHA

Em agosto de 1989, três meses antes da queda do Muro de Berlim, 600 mil jovens rezaram pela paz, em Santiago de Compostela. Descobrir Cristo sempre de novo e sempre melhor é a aventura mais maravilhosa da nossa vida”, disse o Papa aos jovens, referindo também o testemunho de fé de São Tiago e reforçando o papel do Caminho de Santiago como “caminho de conversão e testemunho de fé”. Ouça aqui o Hino desta JMJ



Arte: Equipe de Comunicação / Caminhos de Uma JMJ

POLÔNIA


Em 2016, a Polônia, país natal de João Paulo II, voltou a acolher este grande encontro internacional, 25 anos depois da edição de 1991. Mais de um milhão e meio de jovens de todo o mundo se reuniram em Cracóvia, numa JMJ que teve São João Paulo II e Santa Faustina como santos patronos. Ouça o hino oficial em português


Destas seis jornadas mencionadas, apenas duas não foram com a presença de São João Paulo II. Em Madrid 2011, o Papa Bento XVI acompanhou o jovens de todo o mundo, e em Cracóvia 2016, o Papa Francisco celebrava a sua segunda JMJ.


Arte: Equipe de Comunicação / Caminhos de Uma JMJ

Saiba mais sobre outras edições da Jornada Mundial da Juventude até a Rio 2013:


93 visualizações
bottom of page