top of page
marca-aconteceu.png

O que acontece durante a JMJ?

via Lisboa 2023


Ao longo de toda a semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, os peregrinos vão poder participar em diversos momentos, eventos e atividades promovidos pela organização. Além dos Eventos Centrais, há ainda momentos de lazer, de partilha, de reflexão e, acima de tudo, de alegria pelo encontro.


Missa de abertura

A missa de abertura marca o início da JMJ. Este é o primeiro Evento Central, que irá decorrer no primeiro dia do encontro, a 1 de agosto, dia que antecede a chegada do Papa Francisco a Portugal. A cerimónia vai ser presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).


Festival da Juventude

O Festival da Juventude é o único evento que vai prolongar-se por toda a semana da JMJ Lisboa 2023. De 1 a 6 de agosto, os peregrinos vão ter a oportunidade de participar num conjunto de 480 eventos culturais, religiosos e desportivos espalhados por mais de 100 espaços. O Festival da Juventude quer proporcionar uma experiência de alegria, juventude, universalidade e fé, mostrando que a Igreja Católica é uma Igreja viva e jovem, capaz de usar as linguagens e formas de arte da atualidade sem comprometer a mensagem que pretende transmitir.


Cidade da Alegria

A Cidade da Alegria é o nome do local que junta a Feira Vocacional e o Parque do Perdão e vai estar disponível, nos Jardins de Belém, de 1 a 4 de agosto. Durante os quatro dias da Feira Vocacional os jovens vão poder assistir a palestras e testemunhos, contactar com diferentes movimentos, associações, comunidades, ordens religiosas e projetos de cariz social. Já o Parque do Perdão é um espaço de reconciliação pessoal e comunitária que conta com 150 confessionários. Aqui, os peregrinos vão poder confessar-se com sacerdotes de várias nacionalidades e diferentes idiomas.


Encontros Rise UP

Durante a semana da JMJ Lisboa 2023, três dias vão ser dedicados aos encontros Rise Up, o novo modelo de catequeses da Jornada Mundial da Juventude que desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia. Organizadas em estreita colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, as catequeses vão acontecer nas manhãs de quarta, quinta e sexta-feira.


Acolhimento

A Colina do Encontro vai ser palco do primeiro encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Este será um momento de acolhimento ao Santo Padre, aos peregrinos, aos cidadãos e à cidade. Tratando-se do primeiro momento de encontro entre os jovens e o Papa, este será um evento com um caráter festivo e de encontro, mantendo a dimensão de oração.


Via-Sacra

A Via-Sacra vai realizar-se dia 4 de agosto, sexta-feira, na Colina do Encontro. Num momento de oração imersiva os jovens são convidados a acompanharem os passos de Jesus na Sua Paixão, na companhia do Papa Francisco.


Vigília

A Vigília terá lugar no Campo da Graça (Parque Tejo), na noite de sábado, dia 5 de agosto. Durante a manhã e tarde de sábado é esperado que os jovens caminhem em peregrinação até ao Campo da Graça. Já ao fim do dia, os jovens de todo o mundo, em conjunto com o Santo Padre, vão ter a oportunidade de rezar e adorar o Santíssimo Sacramento. No final da Vigília os peregrinos ficam a pernoitar no Campo Graça até à Missa do Envio, no dia seguinte de manhã.

Missa de Envio

A Missa de Envio marca o fim da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Esta é celebrada pelo Papa Francisco na manhã de domingo, dia 6 de agosto, no Campo da Graça. A Missa de Envio mais participada foi na JMJ Manila 1995, com mais de quatro milhões de peregrinos. Antes do final da Missa, o Santo Padre anuncia a cidade que acolherá a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude.


Encontro do Papa com os voluntários

Como gesto de gratidão pelo trabalho de cada voluntário na preparação do maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, o Santo Padre reserva sempre um momento para se encontrar com os voluntários. Este encontro vai acontecer no domingo, dia 6 de agosto, no Passeio Marítimo de Algés antes da cerimónia de despedida na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa.

8 visualizações
bottom of page