top of page
marca-aconteceu.png

JMJ Rio 2013 | Encontro para preparação dos missionários

#Arquivo | Caminhos de Uma JMJ - Juventude Guadalupe


Em busca de preparação para a Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude, nos reunimos para fortalecer nossos objetivos, conhecer melhor nossos irmãos missionários e compartilhar a palavra de Deus. Em um clima descontraído, todos se sentiram a vontade a fim de partilhar seus pensamentos e se divertir nas dinâmicas. Invocando a presença do Espírito Santo, de nosso Pai e a interseção de Nossa Senhora, iniciamos nosso encontro.


Para quebrar o gelo e apresentar melhor todos os presentes, uma dinâmica de entrosamento foi proposta e em seguida foram evidenciados os laços invisíveis construídos entre todos os integrantes dessa jornada. A fé, entre todos, foi colocada como uma das maiores características de união entre os jovens, e o senso de unidade e de ajuda mútua foi despertado por todos e em todos. Para conhecermos melhor todas as características históricas da JMJ, um Quiz foi iniciado em tom de divertimento e ao mesmo tempo de aprendizado. Três equipes foram formadas e a cada resposta correta, um dos times ganhava um ponto. Todos se mostraram afiados e a disputa foi acirrada. Por fim, todos passaram a conhecer melhor sobre a história da JMJ.


Sabendo da dimensão do evento preparado no Rio de Janeiro para nos receber, jovens peregrinos, iniciamos uma breve explicação de tudo que poderíamos esperar ao chegar à cidade e como poderíamos aproveitar cada dia. A programação foi apontada de maneira sucinta, apresentando os principais blocos de trabalho como: catequese com Bispos Catequistas, feira vocacional, festival da juventude e atividades culturais. Para acender o espírito e o coração, também foram citados, com muita expectativa, a acolhida, vigília e missa com o Papa. Neste momento aproveitamos para saber melhor sobre o Campus Fidei e como seria nossa programação neste dia tão especial.


Por percebermos a importância de estudar as palavras da igreja para os jovens, a última dinâmica foi realizada. Nela foram cortadas e sorteadas, entre todos os jovens e adultos, algumas frases das cartas de Bento XVI e João Paulo II à juventude. A cada frase lida, uma reflexão era proposta e todos discutiam suas perspectivas. Tudo com total ligação com nossa Semana Missionária e a JMJ. Naquele momento todos foram convidados a dar o seu “sim” para a vida missionária em prol da evangelização.


Para mostrar que o jovem tem a perspectiva de um peregrino e missionário, uma segunda carta de João Paulo II à juventude (Santos de Calça Jeans) foi lida. Todos se identificaram a cada trecho da leitura e, em tom de alegria, encerramos o encontro.


Agora estamos preparados para nossa Jornada tão esperada e aguardamos com grande alegria e paz no coração nossa missa de envio. Que venha a Semana Missionária e a JMJ!

8 visualizações
bottom of page