top of page
marca-aconteceu.png

JMJ Rio 2013 | Diante de Jesus - Vigília com os jovens

#Arquivo | Caminhos de Uma JMJ - Juventude Guadalupe


O grande dia da vigília havia chegado! Sábado começava e todos estavam preparados para participar do ato central. Como contamos em posts anteriores, na sexta-feira, havíamos ficado sabendo que o o Campus Fidei que seria Guaratiba ocorreria em Copacabana as pressas devido a falta de infraestrutura em consequência das chuvas. Com isto em mente, nos planejamos para conhecer um pouco mais do Rio de Janeiro durante a manhã e em parte da tarde após o almoço.

Como no sábado não havia programação de Catequese, aproveitamos a manhã para rezar o terço e sair bem cedo para aproveitar o máximo que fosse possível! Já estávamos nos acostumando com os caminhos do Rio e conseguimos todos chegar onde queríamos e sem nenhum problema. Vários pontos visitados, muitas fotos foram tiradas e quando a fome chegou, todos se agruparam para almoçar. Nem paramos para descansar e seguimos para Copacabana!


Como esperávamos, no caminho para Copacabana, o bloqueio do trânsito havia sido montado bem no início da orla (na altura do Leblon) e precisamos descer para caminhar até a primeira entrada para o ato central. O policiamento reforçado pelo exército e guarda nacional, nos dava total segurança para a caminhada e nos permitia apenas bons pensamentos e animação. Os primeiros passos no calçadão nos ajudaram a deslocar rapidamente no percurso, mas logo antes do primeiro telão, precisamos trilhar pela areia.


A rotina de pular ondas e correr para o seco já estava automática e muito natural para todos nós. Em torno de uma hora, estávamos posicionados de frente para o palco, nas grades próximo ao caminho do papamóvel e onde melhor fosse possível ver os momentos que estavam por vir. E assim foi, o papamóvel passou e posteriormente vimos nosso Papa subir no palco para ouvir as partilhas que estavam na programação daquela noite. Vários jovens, inclusive da organização da JMJ, davam testemunhos de vida e de suas recuperações e alegrias na igreja e Deus. Foram momentos emocionantes para todos.


Após ouvir e apreciar tudo que acontecia, o Papa falava para o maior público que as areias de Copacabana já havia recebido na história, 3 milhões de jovens. As palavras foram marcantes e em especial a frase: “O futuro vai chegar através de vocês”.


Temendo tumultos e complicações para se deslocar de volta a faculdade, retornamos cedo para comer e descansar para a missa que ocorreria no Domingo. O percurso foi tranquilo apesar de todo o trânsito ter sido desviado deixando Copacabana sem transporte público. Achamos um ponto tranquilo para embarcar.

Calma! Não podemos esquecer de um momento muito importante que nosso pároco Padre Celso viveu neste dia. Precisando acordar muito cedo, foi para a Catedral onde assistiu uma missa presidida pelo Papa! Um momento especial sem dúvida alguma.

Novamente foi um dia de momentos ímpares e repleto de palavras de Deus para nossa vida.


Tudo era graça.



3 visualizações
bottom of page