top of page
marca-aconteceu.png

Fiéis celebram a chegada do novo pároco da comunidade

Atualizado: 17 de set. de 2023

Após a leitura da provisão e da ata, Padre Felipe Carvalho de Macêdo assume a função de pároco do Castelo, o quarto em 25 anos de comunidade.


por PASCOM Guadalupe

Foto: Maria Paula | PASCOM Guadalupe

A celebração de Início do Ministério Pastoral do Padre Felipe Carvalho de Macêdo aconteceu na tarde deste sábado (16), na igreja São Francisco de Assis, no bairro Castelo.


Com a igreja lotada de fiéis, a missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O momento contou com a participação de padres e religiosos, que vieram celebrar este marco importante na história da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. A leitura da provisão de pároco, foi feita pelo Vigário Forâneo da Forania São Dimas, Padre Orlando Azevedo, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Damião de Molokai, no bairro Jardim Alvorada.

Foto: Maria Paula | PASCOM Guadalupe

Durante a homilia, Dom Walmor ressaltou a importância de uma paróquia para a construção do reino de Deus. O arcebispo afirmou que são nas comunidades de fé, que aprendermos a compaixão do Pai. "A paróquia é a Escola da Compaixão. Que sejamos compassivos uns com os outros: em nossos grupos, pastorais, Pequenas Fraternidades. Com nossas famílias, com os mais necessitados", exclamou o bispo de Belo Horizonte.


Após o rito eucarístico, a secretária do Conselho Pastoral Paroquial, Ilda Corsini, leu e lavrou a ata que está presente no Livro de Tombo da Paróquia, diante do bispo e dos fiéis. Assim, padre Felipe assume a missão, como primeiro evangelizador da comunidade, que ao logo de 25 anos chega ao seu quarto pároco.

Foto: Maria Paula | PASCOM Guadalupe

Antes da bênção final, padre Felipe Carvalho fez o seu primeiro discurso como pároco do Castelo. Com tom sereno e à luz da passagem do Evangelho de João: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo (Jo 21,17)", o jovem padre externou a alegria em assumir, pela primeira vez, uma paróquia. O sacerdote disse que na paróquia será verdadeiramente padre, atendendo ao chamado de Deus que tocou o coração dele quando criança. "Este é meu primeiro pronunciamento oficial como servidor desta paróquia. Por isso mesmo, um misto de sentimentos tomou conta do meu coração neste momento. Por ser a primeira paróquia que assumo, percebo em mim a alegria, a esperança e uma pitada significativa de entusiasmo. Mas na consciência da responsabilidade que repousa sobre meus ombros, não deixo de trazer também uma espécie de temor, insegurança e de preocupação. E aqui, com esse esboço sincero dos meus sentimentos, é possível perceber quem sou eu: um jovem padre, como qualquer outro jovem e como qualquer outro padre, mas com o coração profundamente aberto, para servir com generosidade ao Senhor, que um dia me chamou para servir”, disse o novo pároco do Castelo.


Nomeação do bispo

Padre Felipe foi nomeado para administrar a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 08 de agosto, quando a Chancelaria da Arquidiocese de Belo Horizonte publicou, numa terça-feira, as nomeações do clero, para o serviço ao povo de Deus nas comunidades de fé. Este momento pode ser considerado como a renovação da fé e da certeza, que Cristo se manifesta através do sacerdócio do jovem padre, de apenas 29 anos. A mudança de pastoreio acontece no ano do Jubileu de Prata da Paróquia, que celebra a essência fraterna de uma igreja viva e acolhedora, que caminha rumo ao Reino celeste.


O envio de Padre Felipe foi um pedido feito por ele mesmo. O jovem padre solicitou ao bispo para trilhar novos caminhos e assumir novas missões dentro da Arquidiocese de Belo Horizonte. “Esta é a minha expectativa: junto com vocês, fazer o que for necessário ser feito, para que o nosso Senhor Jesus Cristo seja conhecido, seja amado e que a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe possa continuar esse caminho evangelizador, que até então tem percorrido por 25 anos. Vou citar um santo que gosto muito, Santo Agostinho, “Com vocês serei cristão, para vocês serei padre." Serei sinal visível daquilo que Cristo é.”, afirma o quarto pároco da comunidade do Castelo

Quem é Padre Felipe Carvalho?

Padre Felipe Carvalho nasceu em Belo Horizonte, no dia 22 de janeiro de 1994, mas cresceu na cidade de Contagem, na Região Metropolitana. Desde 2020, pe. Felipe era Pró-Reitor para Evangelização e Comunicação no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté/MG, Forania Nossa Senhora Bom Sucesso, Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem.


Conheça a história do padre Felipe.


Após três anos na Basílica da Piedade, Padre Felipe chega à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Castelo, fundada em 29 de março de 1998, pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes, então Arcebispo Metropolitano. Paróquia que pertence à Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE) e faz parte da Forania São Dimas. Uma só Paróquia com duas igrejas (Igreja N. S. de Guadalupe e Igreja São Francisco de Assis). Uma comunidade formada por uma rede, denominada Pequenas Fraternidades: grupos de pessoas que se reúnem semanalmente nos lares para rezar e partilhar a vida, servindo a paróquia nas suas pastorais e eventos.





241 visualizações
bottom of page