top of page
marca-aconteceu.png

"Serei um sinal visível daquilo que Cristo é!", afirma Padre Felipe, novo pároco do Castelo

Às vésperas de tomar posse como novo pároco da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Castelo, Padre Felipe Carvalho de Macêdo compartilha um pouco sobre a sua trajetória pastoral e quais são as expectativas para assumir o pastoreio da comunidade do Castelo.


por PASCOM Guadalupe

Padre Felipe na Escalada da Juventude 2023 | Foto: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

Um jovem tocado por Deus

Padre Felipe Carvalho nasceu em Belo Horizonte, no dia 22 de janeiro de 1994, mas cresceu na cidade de Contagem, na Região Metropolitana. Aos 29 anos, Padre Felipe conta que desde pequeno sempre teve no coração o desejo de ser padre


“Meus pais contam que quando me interpelaram pela primeira vez, eu tinha dois para três anos, e perguntaram o que eu queria ser. Eu já respondi, naquela idade, que queria ser padre”, afirma o sacerdote


A resposta em querer ser padre, sempre acompanhou a vida do sacerdote. Desejo que se intensificou em um marco histórico na vida dele, aos seis anos afirmou, de fato, qual vocação seguiria “Aos seis anos de idade, no aniversário da minha avó, tive uma experiência única onde tive a certeza de que mais do que um desejo infantil, também era um desejo de Deus. Cismei de celebrar uma missa no meio do aniversário, mas a recepção não foi muito positiva. Eu me recordo que sai pelos fundos da casa e me tranquei no banheiro, bastante triste, por causa de não ter sido acolhido pelos meus familiares. Porém, fui consolado pela providência de Deus.”, conta o padre.


Foi a partir deste momento, que padre Felipe afirma que Deus tocou o coração dele e o chamou para o sacerdócio, caminhando rumo ao horizonte vocacional do sacerdócio. Apesar de sempre ter o desejo de ser padre, só ingressou no seminário aos 22 anos de idade. Segundo Pe. Felipe, quando chegou ao final do ensino médio, ainda meio perdido de como se ingressaria no seminário, foi orientado pelo diretor espiritual. Ele resolveu cursar filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais, momento que conseguiu reconhecer a providência de Deus na vida vocacional dele.


Trajetória de fé: os caminhos rumo ao sacerdócio

Padre Felipe sempre teve uma vida ativa na igreja, era pregador da Renovação Carismática Católica - RCC, até ingressar no Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus. O início da preparação sacerdotal, começou no dia 31 de janeiro de 2016, na festa de São João Bosco, onde viveu intensamente período de formação teológica, acompanhado de padres que tiveram a função de guiar e formar novos sacerdotes da igreja de Cristo.


Ainda seminarista, Felipe passou por várias paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, uma delas é a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Boa Vista, na capital mineira. Depois foi para a Paróquia Santo Inácio de Loyola e São Judas Tadeu, em Justinópolis, na cidade de Ribeirão das Neves. Já em 2018, quando o seminário arquidiocesano Coração eucarístico de Jesus foi transferido para o Convivium Emaús, padre Felipe desempenhou e desenvolveu o trabalho pastoral dentro do próprio seminário.


No ano de 2019, Padre Felipe se deslocou para a cidade de Bonfim, onde trabalhou junto com outros padres. Em meados de 2020, ano da pandemia, aguardando a ordenação diaconal, Felipe trabalhou na paróquia São João Batista, no bairro Salgado Filho. No mesmo ano, no dia 27 de junho, foi ordenado diácono na Catedral Cristo Rei.

Ordenação Sacerdotal | Foto: Arquidiocese de BH

Enquanto diácono, padre Felipe foi enviado em missão ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, casa da padroeira de Minas Gerais, localizada em Caeté, na Região Metropolitana. Lá a missão foi intensificar a comunicação, através das redes sociais, estreitando laços entre os fiéis e a Basílica, considerada a menor do mundo, num período desafiador. Em 21 de novembro de 2020, Padre Felipe é ordenado sacerdote pelas mãos do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.


Um novo rebanho, mas o mesmo objetivo

Após três anos na Basílica da Piedade, Padre Felipe chega à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Castelo, fundada em 29 de março de 1998, pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes, então Arcebispo Metropolitano. Paróquia que pertence à Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE) e faz parte da Forania São Dimas. Uma só Paróquia com duas igrejas (Igreja N. S. de Guadalupe e Igreja São Francisco de Assis). Uma comunidade formada por uma rede, denominada Pequenas Fraternidades: grupos de pessoas que se reúnem semanalmente nos lares para rezar e partilhar a vida, servindo a paróquia nas suas pastorais e eventos.


O envio de Padre Felipe foi um pedido feito por ele mesmo. O jovem padre solicitou ao bispo para trilhar novos caminhos e assumir novas missões dentro da Arquidiocese de Belo Horizonte. “Esta é a minha expectativa: junto com vocês, fazer o que for necessário ser feito, para que o nosso Senhor Jesus Cristo seja conhecido, seja amado e que a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe possa continuar esse caminho evangelizador, que até então tem percorrido por 25 anos. Vou citar um santo que gosto muito, Santo Agostinho, “Com vocês serei cristão, para vocês serei padre." Serei sinal visível daquilo que Cristo é.”, afirma o quarto pároco da comunidade do Castelo


Assista ao video completo do bate-papo com Padre Felipe:





865 visualizações

Comments


bottom of page