top of page
marca-aconteceu.png

Centenas de fiéis celebram o Domingo de Ramos

Atualizado: 29 de mai. de 2019

por Pedro Corcini, estudante de Jornalismo na PUC Minas e coordenador da PASCOM Guadalupe

 

No último domingo, 14 de abril, centenas de fiéis celebraram com muito júbilo a entrada de Jesus em Jerusalém, o chamado Domingo de Ramos. A igreja católica celebra este dia com a missa e procissão de ramos, que tem início no lado externo da igreja, onde o sacerdote faz uma breve introdução sobre o quão importante é a entrada de Jesus para se cumprir o mistério que à ele foi confiado. Passada esta breve reflexão, ainda do lado externo da igreja, o presidente da celebração proclama o Santo Evangelho, geralmente em sua forma breve, e em seguida, abençoa os ramos, símbolo importante neste dia, que nos faz lembrar que somos batizados, filhos de Deus e membros de Cristo. Com os ramos abençoados, o sacerdote e todo o povo de Deus seguem em procissão rumo à casa do Pai, a igreja. Este momento nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório e nos transmite que a peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza é o caminho rumo à vida eterna com Deus.

Ao entrar na igreja, com muita alegria, inicia-se a celebração eucarística. Já no rito da Liturgia da Palavra, onde as leituras são proclamadas e o Evangelho, ao contrário do proclamado no lado externo, é dialogado, isto é, a comunidade celebra e vive profundamente a paixão de Cristo. A missa de Ramos apresenta o Evangelho segundo São Lucas, onde o apóstolo conta, em detalhes, a Paixão de Nosso Senhor Jesus, a angústia mortal no Horto das Oliveiras, o sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão e tudo o que Jesus passou para chegar à glória da ressurreição.

Em resumo, o Domingo de Ramos nos ensina que seguir e estar com Jesus é renunciarmos a nós mesmos, pegar a nossa cruz e segui-lo. É enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Ele nos tira de todas as mesmices do nosso dia a dia, das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvar-nos.


Confira as fotos das celebrações de ramos em nossa paróquia e da bacalhoada fraterna

Fotos: Claudinei /PASCOM Guadalupe


129 visualizações
bottom of page