top of page
marca-aconteceu.png

Você sabia que três Papas já visitaram o Santuário de Aparecida?

Passaram pelo Santuário os papas São João Paulo II, Bento XVI e Francisco.


por PASCOM Guadalupe, com informações do A12.com


Nossa Senhora Aparecida no Altar Central do Santuário | Foto: A12.com

Hoje, 12 de outubro, é o dia de celebrarmos a padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, umas das maiores devoções e demonstração de fé no país.


A pequena e singela imagem, que hoje fica exposta para veneração no maior santuário mariano do mundo, foi encontrada em 1717, por três pescadores, nas águas do Rio Paraíba do Sul. A história conta que todos os pescadores de Porto de Itaguaçu, na região de Guaratinguetá, atual estado de São Paulo, foram convocados a pescar peixes, para um banquete ao governador da capitania, dom Pedro Miguel de Almeida.


Naquela dia, porém, os peixes haviam desaparecido do rio. Os pescadores não tinham conseguido pegar nada. Todos voltaram para casa, menos três, que decidiram persistir. Então, um deles ao lançar as redes novamente, pescou a imagem da Virgem Maria sem a cabeça. Um outro pescador, lançou também as redes, e encontrou a cabeça da imagem, que veio da cor do seu povo. Depois disso, os peixes voltaram ao rio em abundância e os pescadores encheram seus barcos com eles. Daí em diante, vários milagres aconteceram.


A devoção popular à padroeira do Brasil é enorme e se estende por todo o país e fora dele. Três papas já visitaram o Santuário dedicado à ela, e realizaram momentos históricos na vida de fé do povo brasileiro.


São João Paulo II segurando a imagem de Aparecida | Foto: CDM Santuário Nacional

SÃO JOÃO PAULO II

No dia 4 de julho de 1980, Aparecida (SP) estava em festa porque era um dia muito especial. O Papa São João Paulo II chegava à cidade para sua primeira visita ao Santuário Nacional.


O momento da consagração da Basílica foi muito especial porque o Santo Padre elevou uma oração a Maria na qual, de maneira muito íntima, falou com ela e pediu, como Sucessor de Pedro e Pastor da Igreja Universal, que Maria guarde todo o povo brasileiro e toda a Igreja no Brasil.


Bento XVI entregando uma Rosa de Ouro ao Santuário | Foto: Arquidiocese de Aparecida

BENTO XVI

Em 2007, na capital mariana da fé e da Rainha e Padroeira do Brasil, o Papa Emérito Bento XVI permaneceu por três dias no Seminário Bom Jesus, sede da Arquidiocese de Aparecida, local que ainda abriga o quarto em que se hospedou o papa, de forma intacta.


O pontífice ofertou ao Santuário Nacional a tradicional Rosa de Ouro, presente dado por um Papa, que representa a predileção do pontífice por personalidades e Santuários insignes (por seus feitos e obras). A Rosa de Ouro de Bento XVI foi o segunda recebida pelo Santuário Nacional. Em 1967, o Papa Paulo VI enviou ao maior santuário mariano do mundo, a primeira Rosa. Em 2017, por ocasião dos 300 anos da Aparição de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco enviou a terceira Rosa. Todas estão conservadas no Museu Nossa Senhora Aparecida, na Torre do Santuário e podem ser visitadas pelo público.

Papa Francisco durante a Missa celebrada na Basílica de Aparecida | Foto: A12.com

FRANCISCO

Em julho de 2013, o papa Francisco esteve no Santuário Nacional rezando diante da imagem da Mãe Aparecida e abençoando a todos os fiéis, especialmente os brasileiros que acompanhavam a passagem do Santo Padre pela Casa da Mãe.


Francisco veio ao Brasil para a JMJ Rio 2013, e em sua programação visitou o Santuário Nacional. A viagem apostólica ao Brasil, foi a primeira realizada pelo atual pontífice.


Na ocasião de sua visita visita, Francisco havia levantado a possibilidade de vir para o Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. No entanto, em decorrência da grande demanda do Santo Padre, foi nomeado um representante, como justificou o Papa na carta enviada ao Santuário, em outubro de 2017:


“A vida de um Papa não é fácil, por isso quis nomeei o cardeal Dom Giovanni Battista Re, como delegado pontifício, para as celebrações do dia 12 de outubro, confiei a ele a missão de garantir assim, a presença do Papa entre vocês. ”
33 visualizações
bottom of page