A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, por seu zelo Apostólico com o povo de Deus, acerca da retomada das celebrações com a presença da comunidade de fé, determina:
1. SOBRE O LOCAL E HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES
Visando a segurança e controle de acesso e higienização, as celebrações na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe acontecerão na Igreja São Francisco de Assis. As missas serão rezadas aos domingos às 10h (com transmissão pela GuadalupeTV) e às 18h. Neste primeiro momento, em agosto, iremos iniciar com as celebrações presenciais na Igreja São Francisco, e gradativamente ao longo do ano, retornaremos nas demais igrejas.
2. SOBRE A NOVA CAPACIDADE DO TEMPLO
Conforme as normas solicitadas pelo documento ‘Evangelização Missionária: um novo tempo’, e respeitando o distanciamento social de 2 metros, a capacidade atual da Igreja São Francisco de Assis passa a ser de 46 pessoas, sendo:
34 fiéis | 1 padre | 3 membros do ministério de canto | 1 leitor(a) | 2 ministros da eucaristia | 2 membros da PASCOM | 3 membros da equipe de acolhida e protocolo
3. SOBRE A ENTRADA PARA A CELEBRAÇÃO
Serão disponibilizadas 34 vagas, sendo 17 por meio de cadastro on-line e 17 por meio da secretaria paroquial.
As inscrições deverão ser feitas da seguinte forma:
Online: por meio da plataforma Sympla, no período divulgado pelas mídias sociais, sendo apenas um ticket por nome. clique aqui
Secretaria paroquial: às quartas-feiras, apenas, será possível realizar a inscrição, via telefone ou durante o atendimento, de 13h às 19h. Basta informar seu nome completo, RG e qual horário deseja participar.
No dia da celebração, deve ser apresentado o comprovante (via online) e carteira de identidade (via secretaria)
4. SOBRE A BARREIRA SANITÁRIA NA ENTRADA DO TEMPLO
Todos, sem distinção, devem ao entrar na Paróquia, passar pela barreira sanitária, e realizar os seguintes protocolos:
Uso obrigatório de máscara em todas as dependências da igreja;
Medição de temperatura. Pessoas que apresentarem temperatura igual ou superior a 37,7º C, devem procurar imediatamente uma unidade de saúde, não podendo participar da celebração;
Responder ao questionário sintomático. Pessoas que apresentarem sintomas relacionados à Covid-19, devem procurar imediatamente uma unidade de saúde, não podendo participar da celebração;
Desinfetar os calçados nos tapetes sanitizantes antes de entrar no templo;
Usar álcool em gel antes de entrar no templo e quando necessário.
5. SOBRE O RITO DA PAZ E COMUNHÃO
No momento da saudação da paz, não saia do seu lugar e nem cumprimente seu irmão fraterno com abraços, apertos de mãos e outros movimentos que sejam necessários o contato físico. Apenas direcione o olhar a ele, na certeza do amor de Cristo em seu coração.
Na comunhão, não será necessário a formação de filas. Os ministros da eucaristia irão até o local em que você estiver assentado e entregarão a Eucaristia. Receba o Corpo de Cristo nas mãos e de máscara. Solte apenas um lado da máscara, comungue e volte a usar o EPI. Neste momento, os ministro dirão com o coração “Corpo de Cristo”, e você, com o coração e uma breve inclinação com a cabeça, irá dizer “Amém””
6. SOBRE O TÉRMINO DA CELEBRAÇÃO
Após a bênção final, saia pelos locais indicados pela equipe de protocolo e acolhida, sem que haja aglomeração. Não serão permitidas conversas e reunião de pessoas dentro e fora do templo.
Terminada a celebração, todo o templo (bancos, maçanetas e locais de contato comum), objetos litúrgicos (sacrário, vasos sagrados, alfaias, livros sagrados, toalhas e outros) e microfones serão higienizados com soluções próprias para a limpeza.
Contamos por fim, com a colaboração e paciência de todos. Este é um momento delicado e que exige cuidado. Se você puder, fique em casa e evite aglomerações. Só saia de casa para o necessário, e ao sair, use máscara.
Que Cristo Rei muito vos abençoe, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora da Saúde.
Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe
Padre Junior Vasconcelos do Amaral - Pároco
Comitê de Retomada e Pastoral da Comunicação
Belo Horizonte, 28 de julho de 2020
Komentarze