por Pedro Corsini, da PASCOM Guadalupe
Com a proximidade do Natal do Senhor Jesus Cristo, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe traz neste ano, uma iluminação especial para a festividade. Nas fachadas das igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora de Guadalupe, foram instaladas lâmpadas de led, sendo gastos cerca de 50 metros de fita luminosa. A decoração foi feita nas últimas semanas de novembro e vai ficar acessa durante todas as noites do período de natal, e também em outras festividades, como por exemplo, o Jubileu de Prata da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, celebrado em março de 2023.
Na igreja São Francisco de Assis, a cruz central foi contornada com led. Além disso, os jardins também receberam iluminações especiais, como é o caso do monumento de São Francisco de Assis, localizado ao lado direito da igreja, onde as lâmpadas antigas foram substituídas. O corredor, que dá acesso ao Espaço Santa Maria dos Anjos, também foi iluminado. As luzes dão um toque
especial e transformam o paisagismo, com a produção de um visual diferente do período diurno. Na parte inferior do templo, o Deck multiuso foi iluminado, uma luz verde dá um toque de aconchego no jardim vertical e o varal de lâmpadas traz um ar moderno para o espaço, melhorando a luminosidade do local, que é utilizado para o convivo dos paroquianos. A iluminação dos jardins permite que os espaços externos sejam funcionais também durante a noite, além de embelezar o local e proporcionar mais segurança.
As fitas de led também deram um novo visual para a fachada da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe.
Para o pároco, padre Junior Vasconcelos, estas melhorias visam proporcionar conforto, cuidado e acolhimento para os fiéis da comunidade.
“O cuidado com a Deus é importante, para que de fato, as pessoas sintam-se bem acolhidas e bem na comunidade em que fazem parte.” , afirma o pároco.
As instalações foram feitas com doações realizadas e também com o dizimo, que possui a dimensão Religiosa e Eclesial, no sentido comunitário realiza e reforça a dimensão pessoal de cada cristão em uma Igreja Sinodal. O dizimista contribui para a manutenção do templo e o funcionamento das estruturas eclesiais que propiciam o encontro, a oração e a vivência dos Sacramentos.
A LUZ NA SIMBOLOGIA CRISTÃ
A luz é um símbolo forte em todas as culturas e religiões, conseqüência da contemplação da natureza. No Egito, na Pérsia e em todas as nações, Deus é comparado e relacionado com a luz. Tanto no Gênesis, quanto nos livros sagrados da Índia e da China, a luz aparece como primeiro elemento para por ordem no caos primordial, caracterizado como escuridão (Gn 1,1-3).
Jesus disse que somos a luz do mundo. A luz serve para iluminar a escuridão, guiando os passos das pessoas. Ela deve estar em uma posição de destaque para conseguir iluminar o máximo do espaço. Da mesma maneira, a vida do cristão deve iluminar os que estão em sua volta, por tanto é preciso testemunhar sobre Jesus e tirar as pessoas das trevas, conduzindo-as para o brilho de Cristo. Sendo assim, é fundamental espalhar essa luz e deixar que ela atinja quem está ao redor.
MAIS MELHORIAS NA PARÓQUIA
Além das luzes da igreja São Francisco, o templo também recebeu uma cobertura de vidro, na entrada do espaço. O objetivo da nova instalação é o de evitar alagamentos durante o período chuvoso. Fiéis que frequentam a comunidade sabem, que durante período chuvoso, uma grande quantidade de água entrava dentro da igreja, alagando principalmente o balcão do dízimo e bancos.
Confira mais fotos da nova iluminação da paróquia
Créditos: Anna Gifford Fotografia
Parabéns, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe! Assim cumprimento toda a comunidade paroquial, a Pascom, e especialmente o querido Pároco, Padre Júnior Vasconcelos. Que maravilha de trabalho! Deus os abençoe sempre mais!