top of page
marca-aconteceu.png

Paróquia conclui iconografia da igreja São Francisco de Assis

Com o intuito de deixarmos o ambiente celebrativo melhor e mais belo, a paróquia realizou nas últimas semanas do mês de dezembro, a conclusão da iconografia presente na igreja São Francisco de Assis.


Vista geral da igreja São Francisco de Assis

A proposta de conclusão surgiu em novembro, quando o artista sacro, Pedro Assis apresentou o projeto ao nosso pároco, padre Junior e aos conselhos administrativo e paroquial.


A palavra ícone tem sua origem no termo grego eikón, que significa imagem. O termo ícone é destinado a uma pintura com intuito sagrado, executada sobre diversas técnicas, e segundo uma tradição transmitida pelos séculos. Em sua maioria, os ícones representam Jesus Cristo, a Mãe de Deus, os anjos, os santos e outros assuntos religiosos, mas o ícone é muito mais do que uma simples figuração; somente o acontecimento da Encarnação de Nosso Senhor o tornou possível.


“A hora do nascimento terreno do Filho de Deus é a hora do nascimento do ícone: Jesus Cristo, com efeito, não é apenas o Verbo de Deus, mas também a sua imagem: «Cristo é a imagem (eikón) do Deus invisível» (Cl 1, 15).” - Dom Estevão Bitterncourt


Padre Junior afirma que a iconografia é a escrita divina. Ele nos diz que este trabalho foi a forma que a igreja do Oriente tinha desde o início para manifestar a revelação divina. O padre ainda complementa “O ícone não é uma pintura, e sim uma escritura.”


Capela do Santíssimo Sacramento - Anjos Eucarísticos representando a multiplicação do pão e dos peixes

Nas paredes da Igreja São Francisco de Assis, estão presentes a vida do co-padroeiro, a Árvore da vida e a multiplicação do pão e dos peixes. Em breve, uma celebração eucarística marcará a bênção da nova iconografia e uma catequese sobre a mesma será realizada pelo artista sacro.



Projeto iconográfico: Pedro Assis

Execução: Pedro Assis, Luiz Henrique Assis e Inácio Assis

Fotos: Pedro Corcini para PASCOM Guadalupe




1.226 visualizações
bottom of page