top of page
marca-aconteceu.png

Padre Junior Vasconcelos é nomeado Vigário Episcopal da RENSE

A nomeação foi feita pelo Arcebispo dom Walmor, e é válida até dezembro de 2023.



Padre Junior Vasconcelos, pároco da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, foi nomeado por dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, como novo Vigário Episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE).


A nomeação, que tem provisão até dezembro de 2023, saiu oficialmente na tarde desta quinta-feira (16), após a Chancelaria da Arquidiocese de BH divulgar as novas nomeações de vigários e auxiliares para os vicariatos e regiões episcopais da Arquidiocese.

Dom Walmor e Padre Junior em missa celebrada no dia de Nossa Senhora de Guadalupe em 2018 | Foto: Arquivo PNSG/Breno Augusto

O novo colaborador do bispo

O termo vigário vem do latim vicarius, ii que significa aquele que faz às vezes de alguém, representante. Já a palavra episcopal, vem do grego epískopos, que também foi trazido para o latim como episcopus, i, que significa supervisor. Portanto, o cargo Vigário Episcopal, significa aquele que supervisiona uma pequena parte do Povo de Deus a ele confiada.


A pessoa do Vigário Episcopal é recente na Igreja, pois sua determinação surgiu em um Decreto do Vaticano II, chamado Christus Dominus n. 27: “[…] Sempre que a eficiente administração da diocese o exija, pode o Bispo diocesano constituir um ou mais Vigários Episcopais. Estes, pelo próprio direito, gozam, em determinada região da diocese ou para uma categoria de assuntos, ou para os fiéis de determinado Rito, daquele poder que o direito comum atribui ao Vigário Geral” (cf. também cân. 476).


Por fim, o Vigário Episcopal, é geralmente responsável por uma Região Episcopal, ou seja, um conjunto de Foranias, que é formada por um conjunto de paróquias e comunidades de fé. Os Vigários Episcopais devem ser os bispos auxiliares, mas em sua falta, o sacerdote designado pelo bispo assume o cargo por um tempo determinado em provisão. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, todas as cinco Regiões Episcopais possuem um Bispo Auxiliar e seus Vigários Episcopais, nomeado pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese.


Em 2017, Dom Mol presidiu a missa de posse de padre Junior como novo pároco | Foto: Arquivo PNSG/Wilson Morais

A data de início do ministério está prevista para o início deste semestre. Padre Junior continuará nas funções de pároco na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e de professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ele, juntamente com dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte e referencial da RENSE, vai ajudar na condução dos trabalhos pastorais da Região que cresce a cada dia.

675 visualizações
bottom of page