top of page
marca-aconteceu.png

NOTA DE ESCLARECIMENTO - "BOICOTE" ÀS EMISSORAS CATÓLICAS

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe esclarece que em momento algum orientou o povo de Deus nesta comunidade, a realizar um “boicote” às emissoras de inspiração católica, envolvidas na reportagem “Por verbas, TVs católicas oferecem a Bolsonaro apoio ao governo”, com a manchete na primeira página “Ala da Igreja Católica oferece a Bolsonaro apoio em troca de verba”, veiculada no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO no dia 06 de junho de 2020.


Tem circulado nos grupos da paróquia, uma mensagem com a nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente à uma arte pedindo que seja realizado o boicote destas emissoras. Informamos que nosso pároco, padre Junior Vasconcelos do Amaral, em hora alguma solicitou ou aprovou a divulgação em seu nome nos demais grupos, e muito menos pediu que fosse cumprido o boicote intitulado na arte, como um dever e obrigação nesta comunidade de fé. Nós respeitamos as opiniões e expressões de fé e não obrigamos, jamais, ninguém a mudar de pensamento. Cada um tem o seu direito e livre arbítrio para pensar e agir como lhe é viável. Nosso papel enquanto igreja é pregar e viver a unidade de Cristo, levando o Evangelho, a verdade e a vida como Jesus levou.


A CNBB divulgou uma nota no último sábado (06), esclarecendo a menção das TVs de cunho católico na referida reportagem. Clique aqui ou leia abaixo.


“ NOTA DE ESCLARECIMENTO


Sobre a reportagem “Por verbas, TVs católicas oferecem a Bolsonaro apoio ao governo”, com a manchete na primeira página “Ala da Igreja Católica oferece a Bolsonaro apoio em troca de verba”, do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 06.06.20, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, juntamente com a SIGNIS Brasil e a Rede Católica de Rádio (RCR), associações que reúnem as TVs de inspiração católica e as rádios católicas no Brasil, esclarecem que não organizaram e não tiveram qualquer envolvimento com a reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, representantes de algumas emissoras de TV de inspiração católica e alguns parlamentares, e nem ao menos foram informadas sobre tal encontro.

Informamos que as emissoras intituladas “de inspiração católica” possuem naturezas diferentes. Algumas são geridas por associações e organizações religiosas, outra por grupo empresarial particular, enquanto outras estão juridicamente vinculadas a dioceses no Brasil. Elas seguem seus próprios estatutos e princípios editoriais. Contudo, nenhuma delas e nenhum de seus membros representa a Igreja Católica, nem fala em seu nome e nem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem feito todo o esforço, para que todas as emissoras assumam claramente as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.


Recebemos com estranheza e indignação a notícia sobre a oferta de apoio ao governo por parte de emissoras de TV em troca de verbas e solução de problemas afeitos à comunicação. A Igreja Católica não faz barganhas. Ela estabelece relações institucionais com agentes públicos e os poderes constituídos pautada pelos valores do Evangelho e nos valores democráticos, republicanos, éticos e morais.


Não aprovamos iniciativas como essa, que dificultam a unidade necessária à Igreja, no cumprimento de sua missão evangelizadora, “que é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (Papa Francisco, EG, 176), considerando todas as dimensões da vida humana e da Casa Comum. É urgente, sim, nestes tempos difíceis em que vivemos, agravados seriamente pela pandemia do novo coronavírus, que já retirou a vida de dezenas de milhares de pessoas e ainda tirará muito mais, que trabalhemos verdadeiramente em comunhão, sempre abertos ao diálogo.


Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação CNBB

RCR - Rede Católica de Rádio

SIGNIS Brasil”


Informamos por fim, que esta paróquia, sob o título de Nossa Senhora de Guadalupe, está em total comunhão com este arcebispado, a Arquidiocese de Belo Horizonte, com o episcopado do Brasil, a CNBB e com a Santa Sé, sob os cuidados do Santo Padre, o Papa Francisco. Caminhamos sempre seguindo às orientações que nos são passadas, nunca nos sobrepondo por cima destas instâncias, que em momento algum, solicitou tal boicote.


Que Cristo Rei muito nos abençoe e que Nossa Senhora de Guadalupe nos proteja com seu manto santo.


Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

Belo Horizonte, 08 de junho de 2020.


59 visualizações
bottom of page