top of page
marca-aconteceu.png

Moradores discutem ações para replantio e manutenção do Parque Ursulina de Andrade Mello

por PASCOM Guadalupe

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe promoveu no último sábado (10), a primeira reunião do projeto Guardiões do Parque, que visa estudar e colocar em prática ações para o restauro e preservação do Parque Ursulina de Andrade Mello.


A reunião contou com a participação de moradores, da direção do parque e de pessoas que trabalham na área de reflorestamento, como biólogos e ambientalistas. Cada pessoa se apresentou e sugeriu propostas para restauro do parque e após essa reunião uma comissão será montada para avaliar as ações e colocá-las em prática o quanto antes, com ajuda de voluntários do bairro Castelo. Faça seu cadastro aqui


O projeto Guardiões do Parque Ursulina de Andrade Mello é uma iniciativa da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que visa planejar e articular ações comunitárias para salvar o Parque da Mata, no bairro Castelo em BH.

No dia 05 de outubro de 2020, um incêndio, possivelmente criminoso, atingiu grande parte da reserva verde do parque. Com base nas informações da Prefeitura de Belo Horizonte, o Parque Municipal Ursulina de Andrade foi criado em 1996 e tem 312 mil metros quadrados e é uma das maiores áreas de vegetação remanescente de Floresta Tropical de Belo Horizonte.


A Terra é nossa casa e nós precisamos cuidar dela! É hora de nos unirmos e juntos, cuidar da Casa Comum.


O Parque da Mata, como conhecido pelos moradores do Castelo, é o pulmão verde do bairro. Um espaço destinado a atividades de lazer ao ar livre, mas está fechado devido à pandemia de covid-19. Os moradores também costumam correr e caminhar no entorno da área verde. O espaço é rodeado por prédios e casas residenciais e por comércios, um espaço natural no meio do espaço urbano.


Veja na íntegra a reunião:


29 visualizações
bottom of page