top of page
marca-aconteceu.png

Evangelização na Pandemia: Pascom é fundamental no anúncio da Palavra

A pastoral tem sido importante em tempos de pandemia



Os agentes da Pastoral da Comunicação - Pascom têm desenvolvido um importante papel nas comunidades de fé e paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio das transmissões ao vivo da Santa Missa, de debates e reflexões bíblicas, durante o período de isolamento social.

Pedro Corcini (direita), Janaína Gonçalves (centro) e Vinicius Rangel (esquerda) no cenário do Guadalupe em Pauta

Este papel evangelizador foi tema do Guadalupe em Pauta, exibido na última segunda-feira, 4 de maio. O apresentador Pedro Corcini recebeu o jornalista e coordenador de Pascom Vinícius Rangel, e a jornalista, pastoralista e coordenadora da Pastoral da Comunicação da Região Esperança, Janaína Gonçalves, para um bate-papo sobre a vida digital em comunidade, principalmente nos tempos atuais. (Assista o programa na íntegra)


Os desafios da Pastoral da Comunicação na vida da igreja não são de hoje, praticamente nasceram juntos à pastoral. Aos poucos, com muito esforço e delicadeza, a Pascom ganha o seu lugar e valor, colocando em prática sua essência. Uma das principais essências, se não a mais importante é proporcionar a unidade entre as demais pastorais de uma paróquia. Como dito por Janaína Gonçalves durante o programa, “a Pascom é a pastoral do ser e estar. Na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, por exemplo, a comunicação tem trabalhado para levar até a casa de centenas de pessoas a palavra de Deus, com a ajuda, apoio e compromisso das demais pastorais.

Adriana com as filhas e o marido acompanhando a transmissão da Santa Missa| Foto: Arquivo pessoal

Adriana Olímpio, que é paroquiana na comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, reconhece a importância desse trabalho de evangelização. Ela tem acompanhado em família as transmissões por meio da GuadalupeTV, e que esta experiência está fortalecendo muito a fé de sua família. “Tem nos fortalecido muito na fé nesse momento onde não podemos estar presentes fisicamente nos movimentos da igreja. E estamos vivenciando momentos de aprendizado e fortalecimento”, disse.


Ela ainda relata que tem rezado o terço, proclamado o Evangelho em família, incluindo sempre as suas duas filhas, e que em breve, irá iniciar a leitura orante da Palavra. Adriana complementou que tem acompanhado com frequência, a programação da GuadalupeTV. “Muito rica e com conteúdo e atividades para todos. Temos acompanhando bastante a programação e estamos bem satisfeitos com os temas e programação realizadas.”, afirmou.



164 visualizações
bottom of page