top of page
marca-aconteceu.png

Dom Joaquim Mol envia mensagem parabenizando a criação da comunidade Santa Clara

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a RENSE, enviou uma carta parabenizando a paróquia pela criação da nova comunidade de fé.



Prezados irmãos e irmãs,

prezados agentes de pastoral, líderes e educadores da fé, prezados pe. Junior e conselheiros da Comunidade Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, paz e bem a todos!


Estou impossibilitado de celebrar a eucaristia com vocês, hoje, às 19h, na instalação da nova Comunidade Eclesial da Paróquia, a Comunidade Santa Clara de Assis.


Contudo, estou unido e muito feliz com a criação de uma nova Comunidade Eclesial. A Comunidade Eclesial é a base a Igreja. Não há Igreja sem Comunidade. Comunidade não é uma simples "organização", mas uma realidade teologal: os discípulos de Jesus se unem e se reúnem para se alimentarem da Palavra e do Pão e assim praticarem a Caridade, que é o Amor feito ações transformadoras no mundo.


Alguns poderão achar que não é necessária mais uma Comunidade. É sim. É necessária e indispensável. E tomara que mais adiante vocês fundem mais uma Comunidade. A Igreja hoje se constitui de pequenas Comunidades Eclesiais, aonde as pessoas compartilham a vida, recebem os sacramentos, refletem a Palavra de Deus, organizam-se para servir e servir, como nos ensinou Jesus Cristo.


Além disso, esta é uma prioridade da Igreja. O Papa Francisco incentiva a criação de novas Comunidades Eclesiais, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil fazem a mesma coisa, e, a própria Arquidiocese de Belo Horizonte, em suas Diretrizes, definidas na VI APD, no final de 2019, determinou a "revitalização e multiplicação" das Comunidades Eclesiais como OBJETIVO CENTRAL e como PRIORIDADE.


Parabéns à Paróquia por sair na frente. Irei, oportunamente, celebrar com vocês. Agora congratulo-me com todos. Sigamos juntos.


Deus Pai, Filho e Espírito Santo os abençoe e abençoe esta nova Comunidade Eclesial Santa Clara de Assis.


Recebam meu abraço,

Dom Joaquim Mol

02 de fevereiro de 2020 - Solenidade da Apresentação do Senhor

99 visualizações
bottom of page