Buscar

Comunidade celebra o primeiro dia da Novena de Guadalupe

por PASCOM Guadalupe


Na noite desta quinta-feira, 3 de dezembro, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Castelo, iniciaram com grande alegria, as celebrações da novena da padroeira. A missa foi presidida por Padre Orlando, vigário forâneo da Forania São Dimas e contou com a presença de dezenas de pessoas, respeitando o distanciamento e todos os protocolos de biossegurança.


Durante a homilia Padre Orlando se baseou nos pilares do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra: casa da palavra, do pão, da caridade e da missão. Pra ele, estas casas nos remetem ao comportamento e ao desejo da Virgem de Guadalupe em construir uma igreja-casa sobre a colina de Tepeyac.

Padre Orlando durante a homilia | Foto: Pedro Corcini/PASCOM Guadalupe

“Nenhuma dessas casas pode ser construída isoladamente. Uma depende da outra, pois tudo deve estar integrado, pra que no final o projeto tenha êxito com sabor e vida e satisfação. Um bom projeto hoje, pode gerar muitos frutos amanhã. A família que constrói relacionamentos saudáveis, sentimentos positivos e acredita no protagonismo dos seus filhos e filhas, está edificando a sua casa naquela rocha da qual o Evangelho nos fala. Observemos que quando Nossa Senhora apareceu ao índio Juan Diego, em Tepeyac, manifestou ali o desejo para que seja edificada uma igreja-casa sobre aquela colina. Ela não pediu ao índio que a casa fosse edificada em qualquer terreno. As palavras de Juan Diego ao bispo, não tiveram êxito no primeiro momento. Foi preciso que a Virgem Maria, revestida de mulher indígena, tocasse o coração do bispo e seu desejo fosse atendido por meio de um sinal. Não basta dizer: “Senhor! Senhor! Mas colocar em pratica a vontade do meu Pai que está no céu”, disse Jesus. A vontade da Nossa Senhora de Guadalupe não era construir uma vaidade pessoal, não era um projeto individualista, mas um projeto construído pela participação da comunidade.”, disse padre Orlando.


No final da celebração as Pequenas Fraternidades O Caminho e Arca da Aliança, serviram deliciosos salgados na barraquinha da padroeira. Amanhã, dia 04, sexta-feira, a comunidade é convidada a participar da Adoração ao Santíssimo Sacramento, de 13h às 19h30, e às 20h, da Santa Missa do segundo dia da novena.




ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE | PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Rua Dr. Sylvio Menicucci, 70, bairro Castelo- Belo Horizonte | Tel. (31) 3476.8692 | secretaria@pnsguadalupecastelo.com.br
© 2021 | Todos os direitos reservados a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe do Castelo.