top of page
marca-aconteceu.png

Paróquia se reúne em assembleia para discutir os caminhos da evangelização na comunidade

Quase 100 pessoas participaram deste momento de responsabilidade e compromisso com a evangelização paroquial.




A paróquia Nossa Senhora de Guadalupe se reuniu na noite desta terça-feira, 10, no Salão Paroquial Nossa Senhora de Guadalupe para a realização da VI APD - Assembleia do Povo de Deus. Estiveram presentes cerca de 100 pessoas, dentre elas animadores e membros de Pequenas Fraternidades, coordenadores de pastorais e movimentos, e paroquianos que participam do dia a dia da comunidade.

Momento oracional conduzido por membros do CPP

A assembleia começou com um breve momento oracional, preparado e conduzido por membros do CPP - Conselho Pastoral Paroquial, que com humildade e alegria no coração, suplicaram a Deus que iluminasse este momento de muita importância em nossa paróquia. Após a oração inicial, nosso pároco, Padre Junior fez uma breve explicação do porque se realiza as APDs na Arquidiocese de Belo Horizonte, fazendo memória às cinco assembleias anteriores. Com base neste momento, Pedro Corcini, coordenador da PASCOM Guadalupe, apresentou um resumo das opções preferenciais escolhidas pela paróquia na V Assembleia do Povo de Deus, que foi realizada em 2016, no paroquiado do padre Júlio César.

Padre Willians Soares, juntamente com o nosso pároco, apresentou as novas diretrizes da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o próximo quadriênio (2019-2023), e mostrou como a VI APD está ligada às novas propostas de evangelização da igreja no Brasil. Ser casa da palavra, do pão, da caridade e da missão é o foco da VI APD e das novas diretrizes da Conferência dos Bispos, que com o convite a sermos missionários e missionárias de Jesus, motivou a paróquia a fundar as Pequenas Comunidades.

Padre Junior explica o foco da VI APD e das Diretrizes da CNBB

Paulo de Tarso, coordenador do Conselho das Pequenas Fraternidades, explicou que a criação das Pequenas Comunidades, vai ao encontro da proposta dos novos caminhos da evangelização. Este movimento, baseia-se na setorização do território paroquial, em 12 áreas de evangelização promovidas pelas Pequenas Fraternidades (PFs). Semanalmente, mensalmente ou com qualquer outro tipo de frequência, um grupo de aproximadamente cinco PFs e dois casais apoios realizarão círculos bíblicos com os moradores do bairro Castelo que ainda não conhecem os trabalhos pastorais da comunidade. A data prevista para o início deste movimento é no próximo dia 29, durante o encerramento da Semana Missionária 2019, onde padre Junior realizará uma missa de envio para esta nova missão.

As opções preferenciais escolhidas pela paróquia, para trabalhar ao longo do próximo quadriênio serão apresentadas em breve, juntamente com um material explicativo sobre o novo movimento de evangelização paroquial.


Fotos: PASCOM Guadalupe/Divulgação



237 visualizações
bottom of page