top of page
marca-aconteceu.png

Semana Santa conecta centenas de fiéis nas redes sociais

Mesmo de casa, famílias celebram a Semana Santa por meio de transmissões ao vivo



Pela primeira vez na história milenar da Igreja Católica, a Semana Santa, principal momento da fé de milhares de cristãos no mundo, foi celebrada sem a participação presencial dos fiéis, com as portas das igrejas fechadas e sem as tradicionais procissões e encenações. Toda esta mudança se deu após o grande e rápido avanço da pandemia da Covid-19, que vem gerando uma série de consequências nos mais diversos setores da sociedade, incluindo as Igrejas, um dos locais que mais reúne pessoas todos os dias.


No dia 18 de março, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, decretou a suspensão das atividades presenciais nas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte. Este decreto foi renovado no dia 1º de abril, e contou com novas orientações para cada dia da Semana Santa. As medidas também foram tomadas em outras (arqui)dioceses no Brasil e no mundo, e até mesmo o Papa Francisco, direto do Vaticano, presidiu as celebrações com a Basílica de São Pedro - a maior do mundo -, totalmente vazia.


Com estas mudanças emergenciais e preventivas, as igrejas começaram a transmitir as atividades por meio da internet, uma situação nova e repleta de desafios para grande parte das equipes de PASCOMs espalhadas pelo mundo afora. A Pastoral da Comunicação sempre atuou com uma certa importância e cuidado, mas sobretudo neste tempo, a atenção e zelo foram redobrados, para levar até a casa de todos os fiéis, as celebrações eucarísticas, momento de fé e oração desta semana tão importante.


Padre Junior Vasconcelos durante a homilia da Missa da Ceia do Senhor | Reprodução/GuadalupeTV

Para o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, padre Junior Vasconcelos, do ponto de vista pastoral, esta pandemia leva todos a pensar em uma pastoral diferente, usando dos mecanismos e ferramentas da pós-modernidade, como a internet, os aplicativos e as mídias sociais, sendo assim uma oportunidade de levar a palavra de Deus e atualizar para as pessoas, o mistério da Eucaristia, não fisicamente, mas espiritualmente.


Ainda segundo ele, ver a igreja vazia quando chega para celebrar, é sem dúvida

Ao todo, foram mais de 2.700 comentários durante as transmissões ao vivo | Arte: PASCOM Guadalupe

um sentimento de impotência, de nostalgia e saudade do tempo em que a comunidade vivia com as igrejas repletas de pessoas. Ele acredita que a igreja sempre está cheia, mesmo que não presencialmente. “A igreja está repleta de sentimentos de pessoas que gostariam de lá estar, mas estão em suas casas sendo a igreja de Jesus Cristo, o corpo místico Dele que está pelo mundo, e que faz do mundo, um lugar melhor”, disse. “Vemos ao celebrar a Semana Santa, no horizonte desta pandemia, o mistério da paixão de Cristo no sofrimento dos homens e mulheres, aguardando com fé, o fim da mesma, o amor de Deus reluzir em Ressurreição.", completou o sacerdote.

O padre ainda acrescentou: “Por fim agradeço a PASCOM, que de modo muito carinhoso e prestativo, transmitiu as missas e momento de oração desta Semana Santa. Agradeço também todos os paroquianos que nos receberam em suas casas e manifestaram seus agradecimentos”.


Daniela e família acompanhando a transmissão da Missa de Páscoa | Foto: Arquivo pessoal

Quem acompanhou de casa, dá testemunho de que foram momentos especiais e de profunda intensidade. Este é o relato de Daniela Aguiar, coordenadora da Pastoral do Batismo na paróquia. Segundo ela, foi gratificante este momento: “Gostaria de deixar registrado a minha alegria e gratidão a Deus e a nossa Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que por meio do nosso pároco, padre Junior e da PASCOM, esta pastoral tão especial e carinhosa, que nos permitiram viver esta Semana Santa em casa, com nossas famílias. Foi uma Semana Santa diferente, mas imensamente abençoada e transformadora.”, afirmou Daniela.


Confira alguns registros dos bastidores das celebrações ao vivo. Fotos: PASCOM Guadalupe/GuadalupeTV



214 visualizações
bottom of page