top of page
marca-aconteceu.png

Procissão com imagem do Senhor dos Passos marca a segunda-feira santa na paróquia

Trajeto saiu da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, percorreu ruas do Castelo e teve destino o Colégio São Bento


por PASCOM Guadalupe


A segunda-feira santa (25), começou com a Santa Missa, às 15h, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe. A celebração eucaristica foi presidida por padre Felipe Carvalho, pároco do Castelo. Por volta das 19h30, o sacerdote rezou, com a comunidade, a oração das Vésperas, salmodia presente há séculos na tradição da Igreja Católica, que proporciona um dia repleto de oração, através da Liturgia das Horas. Ela faz parte das orações mais conhecidas da liturgia e é o complemento do Ofício das Laudes. Antes reservada aos religiosos, a Liturgia das Horas é, hoje, rezada por diversos leigos, particularmente depois do Concílio Vaticano II. Seja qual for a língua ou o país, ela permanece a mesma, o que permite a unidade da Igreja Católica na oração.


Ao final da oração das Vésperas, padre Felipe conduziu a procissão com a imagem do Senhor do Passos. A celebração acontece pela primeira vez, durante a Semana Santa, em quase 26 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe do bairro Castelo. O trajeto, que saiu da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, percorreu ruas do bairro e teve destino o Colégio São Bento, onde a imagem fica depositada até a quarta-feira santa, quando acontece a procissão do encontro.


A procissão do Senhor do Passos, é uma devoção católica dirigida a Jesus Cristo, que faz memória ao trajeto percorrido por Ele desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário. A devoção está presente na Igreja desde a Idade Média e começou quando os cruzados visitaram os lugares santos da cidade de Jerusalém, onde Jesus passou a caminho do monte Calvário. Quando voltaram à Europa, eles quiseram reviver a experiência espiritual da Via Crucis, através de procissões e meditações.


A imagem de Jesus é carregada por fiéis ao centro da procissão, que é iluminda por velas, enquanto entoa-se diversos cânticos e orações. Na imagem, Jesus Cristo é representado carregando a cruz no caminho do Calvário. Trata-se do símbolo maior do Cristianismo: Jesus carregando a Cruz. Pelo madeiro veio a salvação da humanidade. Pelo sangue de Jesus derramado na Cruz, a humanidade foi liberta dos pecados.


Confira algumas fotos da segunda-feira santa:




20 visualizações

Commentaires


bottom of page