Buscar

Paróquia participa de Especialização em Catequética do IRPAC em Belo Horizonte

A pós-graduação de regime intensivo recebeu 103 estudantes do 1º, 2º e 3º módulo



Dezenas de pessoas participaram entre os dias 05 e 17 de janeiro, da Especialização em Catequética, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte. Nossa paróquia se fez presente com uma de nossas catequistas, que integra a equipe da catequese infanto-juvenil, Josimara Takato.


O curso é promovido pela Comissão Bíblico-Catequética e a Comissão Regional de Catequese do Regional Leste 2 da CNBB em parceria com a PUC Minas e o Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC).

IRPAC - Especialização em Catequética 2020 | Foto: CNBB Leste 2

Para Josimara é um curso muito bom, pois neste primeiro módulo, é possível identificar o itinerário de fé, possibilitando aos catequizandos o encontro do itinerário de fé deles, sempre com a centralidade em Cristo, além de focar em uma catequese sempre mais evangelizadora.


Neste ano, a Pós-Graduação de regime intensivo recebeu 103 estudantes do 1º, 2º e 3º módulo e ocorreu na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).

De acordo com a coordenadora da Comissão de Catequese do Regional Leste 2, Lucimara Trevizan, a Pós-Graduação tem o intuito de qualificar o trabalho das coordenações diocesanas de catequese. “A partir do curso é possível refletir sobre a prática catequética à luz das orientações da Igreja e conhecer as novas perspectivas e linguagens, sobretudo na cultura urbana e digital”, esclarece.

“Outro diferencial é o acompanhamento pessoal dos alunos, a troca de experiências e os estudos de casos, que auxiliam na intervenção nos processos catequéticos, visando melhorar a coordenação dos trabalhos e a formação de catequistas”, concluiu.


O Bispo de Itabira - Coronel Fabriciano e Bispo referencial da Comissão Bíblico-Catequética, Dom Marco Aurélio Gubiotti, acompanhou o evento.


Turma do 1º modulo do IRPAC | Foto: Arquivo pessoal/Josimara Takato

Sobre o IRPAC

O curso do IRPAC nasceu em janeiro de 1987, com a aprovação dos bispos e a inspiração de Inês Broshuis, dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Alberto Antoniazzi, Bernardo Cansi e dom Mário Gurgel. Numa época de extrema carência de formação das coordenações de catequese do Regional Leste 2, o curso ajudou a melhorar o “rosto” da catequese nas (Arqui)Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.

Para a coordenação de Catequese do Regional Leste 2, o IRPAC é uma tentativa que deu certo, de oferecer um espaço de formação mais densa e profunda, com uma metodologia envolvente, além do cuidado especial com o acompanhamento dos alunos e com o cultivo da espiritualidade.


Fonte: CNBB Leste 2 - https://www.cnbbleste2.org.br/noticia/especializacao-em-catequetica-do-irpac-reune-dezenas-de-alunos-em-belo-horizonte-17012020-110550

74 visualizações

ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE | PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Rua Dr. Sylvio Menicucci, 70, bairro Castelo- Belo Horizonte | Tel. (31) 3476.8692 | secretaria@pnsguadalupecastelo.com.br
© 2020 | Todos os direitos reservados a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe do Castelo.