top of page
marca-aconteceu.png

Padre Junior Vasconcelos lança livro sobre a Paixão de Cristo

Obra traz novos estudos sobre a narrativa de Jesus Cristo baseado no Evangelho de Marcos



Fiéis se reuniram na noite desta sexta-feira, dia 04 para celebrar o padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido como o santo dos pobres na XI Festa de São Francisco de Assis no bairro Castelo. Em meio à celebração da Igreja, aconteceu também o lançamento do livro “A Paixão de Cristo, uma leitura narrativa” por Padre Junior Vasconcelos. Além de padre, ele também é professor universitário, possui graduação em filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2002), bacharelado em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2006) e outras especializações. Mas seu grande destaque veio em 2016 quando concluiu o Doutorado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia cujo tema serviu de inspiração para a obra. A Tese Doutoral “Paixão de Jesus no Evangelho de Marcos (14,1-16,8), uma leitura narratológica” serviu de base para o livro e colabora com novos estudos sobre a paixão de Jesus e desperta o interesse das pessoas em conhecer a essência da narrativa de Jesus no evangelho de Marcos.

Padre Junior Vasconcelos em entrevista, fala sobre a Paixão de Cristo, e reflete a paixão de Jesus com o sofrimento dos cristãos.

Padre Junior Vasconcelos, autor da obra 'A Paixão de Cristo: uma leitura narrativa'

PASCOM: Como surgiu a ideia de escrever o livro “A Paixão de Cristo, uma leitura narrativa”?

Padre Junior Vasconcelos: “Surgiu depois da defesa da minha tese doutoral em 2016 na FAJE (Faculdade Jesuíta) e fiz um tempo de doutorado na Bélgica. Quando terminei tudo, apresentei e pensei que este livro poderia colaborar novos estudos sobre A Paixão de Jesus no evangelho de Marcos e colaborar também para as pessoas que querem saber um pouco mais sobre a Paixão de Jesus, na tradição que esta por trás dessas narrativas”.


PASCOM: Que mensagem o livro transmite aos leitores?

Padre Junior Vasconcelos: “A essência é ler a narrativa de Jesus no evangelho de Marcos em consonância com a paixão dos pobres e das pessoas do mundo. Hoje nós vivemos na América Latina, no Brasil, no Continente e em um país de muitos crucificados. Homens e mulheres sendo vítimas da violência, da opressão, da falta de liberdade, da falta de segurança, da falta de saúde, da falta de saneamento básico e da falta de alimento. Nós estamos regredindo na fome, então são muitos crucificados com os quais nós precisamos nos solidarizar”.


PASCOM: Para quais segmentos o livro é indicado?

Padre Junior Vasconcelos: “Creio que desde um estudante de teologia até um jovem, uma criança que queira saber um pouco mais sobre a Paixão de Jesus e se identificar e colaborar para que o mundo seja mais solidário”.


Após a missa, padre Junior contou um pouco sobre a obra

PASCOM: A Paixão de Cristo é comparada com as dos seres humanos. Qual a lição que você quer transmitir?

Padre Junior Vasconcelos: “A Paixão de Cristo é solidária a do mundo porque é a paixão de um homem chamado Jesus de Nazaré que foi vítima da violência, da opressão, da falta de compreensão dos seus compatriotas, sobretudo chamados Judeus que são as autoridades Judaicas que não queriam ouvir uma mensagem de paz, de amor, fraternidade e viver uma religião opressora. Então é uma mensagem atualíssima que nos coloca diante da paixão de muitos homens e mulheres que precisam ser transformados e serem descidos da cruz”.


PASCOM: Qual é a sua expectativa no lançamento do livro?

Padre Junior Vasconcelos: “É uma expectativa alegre, feliz como diz São Francisco de Assis conservando a paz, a paz é aquilo que precisamos ao nosso coração, eu quero que os leitores desse evangelho aprendam um pouco mais sobre A Paixão de Cristo e também se tornem protagonistas da transformação do mundo”.


Confira as fotos do lançamento:



Fotos: Pedro Corcini/PASCOM Guadalupe


236 visualizações
bottom of page