top of page
marca-aconteceu.png

Missa da Ceia do Senhor abre celebrações do Tríduo Pascal

por PASCOM Guadalupe


A noite desta quinta-feira santa, dia 28 de março, foi de fé e devoção, durante a celebração da Santa Missa, em que se recorda  a instituição de Eucaristia e o gesto de lava pés. A celebração foi presidida pelo padre Felipe Carvalho e contou com a participação de centenas de fiéis que lotaram a Igreja São Francisco de Assis, as áreas e a rua onde o templo está situado.



A celebração, marca o início do Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa. Este é o dia em que a Igreja celebra a instituição dos grandes Sacramentos da Ordem e da Eucaristia. Jesus é o grande e eterno Sacerdote, mas quis precisar de ministros sagrados, retirados do meio do povo, para levar ao mundo a salvação que Ele conquistou com a Sua Morte e Ressurreição.


Na cerimônia de lava pés, Padre Felipe lavou os pés de 12 jovens, que participam ativamente na comunidade do bairro Castelo, representando diversas pastorais e movimentos da paróquia. No ato, Padre Felipe ainda lavou os pés da própria mãe, que estava na assembleia participando da Santa Missa.


O gesto do lava-pés, na Quinta-feira Santa, na tradição católica recorda o próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos. A prática tem raízes históricas e culturais que se conectam com a hospitalidade da época e com os valores de serviço e humildade.


No relato bíblico, Jesus surpreendeu seus discípulos ao assumir o papel de um servo e lavar-lhes os pés durante a Última Ceia, um gesto que era reservado aos criados. Essa ação exemplar de humildade e serviço foi acompanhada de um convite para que os discípulos seguissem seu exemplo.


Confira algumas fotos da celebração:


9 visualizações

Comments


bottom of page