Com ajuda da comunidade, a PBH já plantou quase 800 árvores.
por Marina Avelar, da PASCOM Guadalupe
A prefeitura de Belo Horizonte informou na última quarta-feira (3), que o Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, no bairro Castelo, na região da Pampulha começou a receber as ações de recuperação de sua vegetação. A medida foi tomada após um incêndio consumir parte da mata em outubro do ano passado.
De acordo com o executivo municipal, já foram replantadas no local mais de 780 mudas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica com apoio da comunidade do entorno do parque.
Ainda segundo a prefeitura, a fundação realizou nos meses de novembro e dezembro um levantamento do local e assim identificou a vegetação atingida pelas chamas, os processos ecológicos sofridos no local e as áreas que não sofreram alterações. Após analise o plano de recuperação foi estabelecido.
Para Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação, o objetivo da recuperação da mata não é apenas repor a cobertura vegetal, mas sim restabelecer a capacidade do ecossistema local de se autoreproduzir.
— Em princípio, a equipe da Fundação está atuando em estratégias de regeneração natural assistida, associada ao enriquecimento de espécies nativas e manejo diferenciado dos diversos setores do parque. Os primeiros plantios ocorreram junto com a chegada das chuvas dessa temporada
Mais informações no site da PBH. Clique aqui
Comments