top of page
marca-aconteceu.png

Juventude da paróquia participa da 24ª Peregrinação das Juventudes em Caeté

por Pedro Corcini, estudante de Jornalismo na PUC Minas e coordenador da PASCOM Guadalupe

 

Os jovens de nossa paróquia participaram da 24ª Peregrinação das Juventudes ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade nesta quinta, 15 de agosto. A Peregrinação que já acontece há 24 anos, iniciou com uma animação no estacionamento principal do Santuário, onde logo em seguida, às 8h, os jovens caminharam rumo à Basílica, participando das atividades divulgadas. Na Basílica Estadual das Romarias, o Santíssimo Sacramento ficou exposto para adoração, enquanto na Arena da Amizade, os peregrinos que buscavam a reconciliação, foram atendidos por padres da Arquidiocese.

Alegria e fé deixaram a Praça Cardeal Mota ainda mais linda, onde segundo a comissão organizadora do evento, cerca de 11.500 jovens participaram da Santa Missa, que foi presidida por Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte e referencial para as Juventudes. Na homilia, Dom Vicente refletiu sobre as questões da mineração, degradação e o cuidado que devemos ter com a casa comum e com o patrimônio dos mineiros, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.

Em um breve momento e com o tema ‘Juventude em missão pelo direto à vida’, e lema ‘Com Maria, peregrinos e agentes da transformação’, os Jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do SAJ - Secretariado Arquidiocesano da Juventude prestaram uma singela homenagem às vítimas da tragédia em Brumadinho que aconteceu no começo deste ano. Foram amarradas nos pés do Calvário do Santuário, aproximadamente 250 fitas contendo o nome das pessoas que foram levadas pela lama.

Após a Santa Missa, a animação ficou por conta dos ministérios de música e animação das mais diversas expressões de juventude da Arquidiocese, dentre eles o Projeto Zoe, que ganhou o primeiro concurso musical do SAV - Serviço de Animação Vocacional. O evento encerrou com a oração da Novena Jubilar da Padroeira de Minas, às 15h, na Ermida Nossa Senhora da Piedade, a menor Basílica do mundo.


88 visualizações
bottom of page