top of page
marca-aconteceu.png

Jovens da paróquia se preparam para a peregrinação ao Santuário Basílica da padroeira de Minas

por Pedro Corcini, estudante de jornalismo na PUC Minas e coordenador da

PASCOM Guadalupe

 

O Secretariado Arquidiocesano de Juventude (SAJ) da Arquidiocese de Belo Horizonte, promove a 24ª Peregrinação das Juventudes ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas.

O tema deste ano é voltado à preservação da Serra da Piedade: “Juventude em missão pelo direito à vida” e o lema “Com Maria, peregrinos e agentes da transformação”.

A juventude de nossa paróquia está mobilizando a Caravana Guadalupe para participar deste momento único com toda a juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte. As inscrições em nossa carava podem ser feitas pelo link até o dia 11/08. Clique aqui. O valor é de R$20,00 (incluso apenas o transporte) a ser pago no próprio dia do evento, que será no dia 15 de agosto. O ônibus sairá pontualmente às 6h30min da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (Rua Castelo de Alcazar, 80, Castelo). Maiores informações com as coordenação da Catequese de Crisma e Juventude Guadalupe


 

Fiéis em frente a Basílica da Padroeira. Foto Raphael Calixto/ArquiBH

A Casa da Padroeira de Minas*

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade,  localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, é um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. Ideal para a reflexão,  oração e o encontro com Deus, o Santuário que abriga a Padroeira de Minas Gerais é propício para quem busca a tranquilidade e a beleza da natureza. Do alto do Santuário, em dias claros, é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. São 360 graus de panorama, com mil e uma facetas da beleza que só a mãe natureza oferece de maneira tão generosa, inspirando a conduta humana.

Em dias mais frios e nublados, o espetáculo é ainda mais bonito. Do topo da Serra da Piedade descortina-se uma deslumbrante paisagem do verde das matas subindo e descendo montanhas, de onde avista-se também nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.



Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas. Foto PASCOM RENSE

A Padroeira de Minas*

Localizada na Ermida do Santuário, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, magnífica e inspiradora, abençoa Minas e seus peregrinos. Esculpida em madeira (cedro) no século 18, a imagem é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A representação de Nossa Senhora da Piedade é figurada portando uma auréola de sete estrelas, que simboliza suas sete dores, enfatizadas pela expressão de angústia e tristeza, que geralmente a acompanha. Milhares de fiéis procuram o Santuário da Padroeira de Minas para “pagar promessas” pelas graças alcançadas por intercessão da Mãe Piedade.


103 visualizações
bottom of page