top of page
marca-aconteceu.png

JMJ Lisboa 2023: organização do evento lança terço da Jornada

via Jornada Mundial da Juventude

Terço da Jornada Mundial da Juventude | Foto: COL Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 já tem terço oficial. Apresentado a poucas semanas do início de maio, mês de Maria, o terço da JMJ Lisboa 2023 está disponível em três modelos diferentes, e vem desafiar os Jovens a darem voz ao Terço, expressão da espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora. O primeiro momento de oração está agendado para 1 de maio, online, com a participação dos jovens das dioceses portuguesas.


“Num país marcadamente de tradição mariana como Portugal, o terço não poderia deixar de ser um dos primeiros elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais. Aliás, alegrou-nos muitíssimo a mensagem do senhor Presidente da República que partilhou conosco a intenção de o Papa Francisco desejar visitar Fátima no contexto da JMJ”, refere Dom Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.


Tendo como ponto de partida a identidade gráfica da Jornada, foram desenhadas duas versões especiais, uma em madeira e outra em plástico 100% reciclado. São ambas constituídas pela cruz da JMJ Lisboa 2023 e pelo passador com o tema da JMJ (“Maria levantou-se a partiu apressadamente” Lc 1, 39). Nas cinco contas do Pai-Nosso está a referência “JMJ Lisboa 2023”, impressa nos idiomas oficiais (português, espanhol, inglês, francês e italiano). Há ainda uma versão standard, em madeira com a Cruz da JMJ.

Terços serão vendidos primeiramente em Portugal | Foto: COL Lisboa 2023

Um terço amigo do ambiente e made in Fátima Os terços são montados manualmente, numa fábrica em Fátima, Portugal, e com recurso a matéria-prima amiga do ambiente. Sabia que na primeira edição do terço em plástico foi reciclado material equivalente a cerca de 175.000 tampas de plástico? As embalagens são também feitas de cartão reciclado e utilizam linguagem inclusiva – braile e pictogramas –, cumprindo o propósito de fazer da JMJ um encontro de todos e para todos.


Um convite à oração Juntamente com o terço é disponibilizado, ainda, um folheto com os Mistérios do Rosário, convidando todos à oração. Escritas à luz do tema da Jornada – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” Lc 1, 39 –, as meditações apresentam-se como proposta de preparação espiritual.

“Como Maria partiu de Nazaré para a Judeia, até à casa de Isabel, também nós partimos, da convocação do Papa Francisco até ao verão de 2023. Com Maria levamos Jesus, que por nós quer chegar a muitos. Isto mesmo nos convence que só com Jesus e Maria atingiremos o objetivo da JMJ. É por isso que a oração do Terço é tão importante, especialmente agora”, escreve o Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, na introdução às meditações propostas.



Além dos mistérios do Rosário, apresentados no folheto, será também disponibilizada online uma proposta especialmente dedicada à JMJ intitulada Mistérios JMJ. Esta desafia os jovens a aceitar o convite para acordar, acolher Jesus na sua vida, caminhar com Ele, seguir os Seus passos e a sua entrega, mostrando a todos a alegria de crer e de viver.

40 visualizações
bottom of page