top of page
marca-aconteceu.png

JMJ Lisboa 2023: Jovens participam da Cerimônia de Acolhida do Papa Francisco

Papa Francisco: “na Igreja há espaço para todos”


por Pedro Corsini, da PASCOM Guadalupe



Jovens do mundo inteiro acolheram nesta quarta-feira (3), o santo padre, o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. A cerimônia foi na Colina do Encontro, às 17h45, do horário local.


Francisco percorreu com o papamóvel pelas ruas de Lisboa, por onde comprimentou os jovens espalhados pelos vários cantos da cidade portuguesa.


Em seguida, entrou na Colina e percorreu entre os peregrinos. Ao chegar no palco principal, o pontífice foi aclamado aos gritos de "Esta é a Juventude do Papa" e muitas palmas. No topo do local do encontro, assistiu apresentações culturais e discursou para os peregrinos. Na primeira reflexão diante da multidão Francisco reforçou que a Igreja acolhe a todos, sem distinção e que Deus no ama.



"Somos uma comunidade de irmãos e irmãs de Jesus, filhos e filhas do mesmo Pai. Amigos, gostaria de ser claro convosco, que sois alérgicos à falsidade e às palavras vazias: na Igreja há lugar para todos, para todos. Na Igreja ninguém é excedentário, ninguém é excedentário, há lugar para todos. Tal como nós somos. Todos nós. E Jesus di-lo claramente quando envia os apóstolos a chamar para o banquete do Senhor que o tinha preparado. Ele diz: “Ide e trazei todos: jovens e velhos, sãos e doentes, justos e pecadores. Todos. Todos. Todos. Na Igreja há lugar para todos. Padre, mas eu sou um miserável, sou uma miserável, há lugar para mim? Há lugar para todos. Todos juntos, cada um na sua língua... cada um na sua língua repita comigo: todos, todos, todos. Não consigo ouvir, repitam: todos, todos, todos. E esta é a Igreja, a mãe de todos. Há lugar para todos. O Senhor não aponta o dedo, mas abre os braços; é curioso, o Senhor não sabe fazer isso, mas faz isto, abraça-nos a todos. Mostra-nos Jesus na cruz, que abriu tanto os braços para ser crucificado e morrer por nós. Ele nunca fecha a porta, nunca, mas convida-nos a entrar. Entra e vê, Jesus recebe, Jesus acolhe. Nestes dias, cada um de nós transmite a linguagem de amor de Jesus. Deus ama-te, Deus chama-te. Como isto é belo. Deus ama-me, Deus chama-me. Ele quer que eu esteja perto dele." - Trecho do discurso do Papa na Cerimônia de Acolhida JMJ Lisboa 2023



Após a benção final, o Papa percorreu com o papamóvel aberto, mais ruas de Lisboa. Jovens da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe registraram o momento em que o pontífice abençoou mais jovens.



10 visualizações

コメント


bottom of page