top of page
marca-aconteceu.png

JMJ Lisboa 2023: Jovens da paróquia participam da missa de abertura na Colina do Encontro

"Cada encontro que tivermos deve ser inaugurado com verdadeira saudação", afirma patriarca de Lisboa


por Pedro Corsini, da PASCOM Guadalupe


Foto: Jornada Mundial da Juventude Lisboa

A noite em Lisboa começou com muita fé e esperança. A capital portguesa se transformou na capital do mundo com a realização da Jornada Mundial da Juventude, que se iniciou nesta terça-feira (1º). Por volta das sete da noite, no horário local, o patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente presidiu a Missa de Abertura da 38ª JMJ, que traz consigo o tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente" Lc 1,39.


A celebração eucarísitca, que aconteceu no Parque Eduardo VII, mas que durante a JMJ, será chamado de Colina do Encontro, faz parte dos Atos Centrais do evento. Os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe participaram deste momento de união com a juventude do mundo. Para Maria Paula, coordenadora da Catequese de Crisma da comunidade o evento que esta é uma experiência única. "Foi uma oportunidade de conhecer outras culturas, cercadas da mesma fé. Foi lindo ver que o munfo veio buscar o mesmo proposito: o Cristo Jesus", afirma.



Durante a homilia, o Dom Manuel afirmou que o Evanegelo da Santa Missa (Lucas 1,39) conta-nos a alegria do encontro de Maria e Isabel e do reconhecimento mútuo em que ocorreu. "A saudação de Maria foi tal que suscitou na sua parente a exclamação que tantas vezes repetimos: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" E às palavras de Isabel correspondeu Maria com um dos hinos mais belos que cantamos desde então, o Magnificat. É muito importante que seja assim convosco e com todos. Na verdade, cada encontro que tivermos deve ser inaugurado com verdadeira saudação, em que troquemos entre nós palavras de acolhimento sincero e plena partilha. " - Homilia da Missa de Abertura da JMJ 2023.


O patriarca ainda destacou a importância de Lisboa como sede desta edição da JMJ. "Lisboa acolhe-vos de coração inteiro, e assim as outras terras em que já estivestes ou estareis deste Portugal, também vosso. Acolhem-vos as famílias e as instituições que disponibilizaram os seus espaços e o seu serviço. Agradecendo a todas elas, entrevejo em cada uma a casa de Isabel, que acolheu Maria e o Jesus que lhe trazia! " - Homilia da Missa de Abertura da JMJ 2023.


Pequeno Marcelo com o peregrinos da paróquia

Na volta para a hospedagem, os peregrinos da paróquia percorreram 4 quilometros e conheceram mais jovens de diversas partes do mundo. Prova que a JMJ é para todos é o encontro com o pequeno Marcelo Almeida. Português nascido em Lisboa, o garotinho de apenas 5 anos é apaixonado pelo Brasil e disse que espera conhecer o país um dia.



A programação da Jornada continua até domingo (06), quando acontece a missa de envio com o Papa Francisco, que chega à capital portuguesa nesta quarta-feira, 2 de agosto. Também nesta quarta os jovens do mundo todo iniciam as Catequeses do RiseUP, que vão trabalhar temas marianos, propondo aos jovens uma missão: hoje é o tempo de sonhar e, comprometidos, empenharem-se para gerar um mundo novo, como fez a jovem Maria.


Confira a transmissão ao vivo da Missa:





20 visualizações

Comments


bottom of page