"Cada encontro que tivermos deve ser inaugurado com verdadeira saudação", afirma patriarca de Lisboa
por Pedro Corsini, da PASCOM Guadalupe
A noite em Lisboa começou com muita fé e esperança. A capital portguesa se transformou na capital do mundo com a realização da Jornada Mundial da Juventude, que se iniciou nesta terça-feira (1º). Por volta das sete da noite, no horário local, o patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente presidiu a Missa de Abertura da 38ª JMJ, que traz consigo o tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente" Lc 1,39.
A celebração eucarísitca, que aconteceu no Parque Eduardo VII, mas que durante a JMJ, será chamado de Colina do Encontro, faz parte dos Atos Centrais do evento. Os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe participaram deste momento de união com a juventude do mundo. Para Maria Paula, coordenadora da Catequese de Crisma da comunidade o evento que esta é uma experiência única. "Foi uma oportunidade de conhecer outras culturas, cercadas da mesma fé. Foi lindo ver que o munfo veio buscar o mesmo proposito: o Cristo Jesus", afirma.
Durante a homilia, o Dom Manuel afirmou que o Evanegelo da Santa Missa (Lucas 1,39) conta-nos a alegria do encontro de Maria e Isabel e do reconhecimento mútuo em que ocorreu. "A saudação de Maria foi tal que suscitou na sua parente a exclamação que tantas vezes repetimos: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" E às palavras de Isabel correspondeu Maria com um dos hinos mais belos que cantamos desde então, o Magnificat. É muito importante que seja assim convosco e com todos. Na verdade, cada encontro que tivermos deve ser inaugurado com verdadeira saudação, em que troquemos entre nós palavras de acolhimento sincero e plena partilha. " - Homilia da Missa de Abertura da JMJ 2023.
O patriarca ainda destacou a importância de Lisboa como sede desta edição da JMJ. "Lisboa acolhe-vos de coração inteiro, e assim as outras terras em que já estivestes ou estareis deste Portugal, também vosso. Acolhem-vos as famílias e as instituições que disponibilizaram os seus espaços e o seu serviço. Agradecendo a todas elas, entrevejo em cada uma a casa de Isabel, que acolheu Maria e o Jesus que lhe trazia! " - Homilia da Missa de Abertura da JMJ 2023.
Na volta para a hospedagem, os peregrinos da paróquia percorreram 4 quilometros e conheceram mais jovens de diversas partes do mundo. Prova que a JMJ é para todos é o encontro com o pequeno Marcelo Almeida. Português nascido em Lisboa, o garotinho de apenas 5 anos é apaixonado pelo Brasil e disse que espera conhecer o país um dia.
A programação da Jornada continua até domingo (06), quando acontece a missa de envio com o Papa Francisco, que chega à capital portuguesa nesta quarta-feira, 2 de agosto. Também nesta quarta os jovens do mundo todo iniciam as Catequeses do RiseUP, que vão trabalhar temas marianos, propondo aos jovens uma missão: hoje é o tempo de sonhar e, comprometidos, empenharem-se para gerar um mundo novo, como fez a jovem Maria.
Confira a transmissão ao vivo da Missa:
Kommentare