top of page
marca-aconteceu.png

JMJ Lisboa 2023: Catequeses reúnem jovens em paróquias de Portugal

Encontro acontece em idiomas oficiais da JMJ


por Pedro Corsini, da PASCOM Guadalupe



O tempo nublado na cidade de Bobadela, na grande Lisboa, não atrapalhou o primeiro dia de catequeses com jovens de língua portuguesa, nesta quarta-feira (2). Os peregrinos da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe também participaram do encontro RiseUP com jovens da Angola, Portugal, Moçambique e outros irmãos do Brasil.


A manhã de reflexão aconteceu no Centro Esportivo do vilarejo, localizado a meia hora da capital portuguesa, sendo foi conduzida por membros da paróquia local com tema focado na ecologia integral, assunto diário abordado pelo Papa Francisco.



O principal objetivo deste encontro é aprofundar o tema geral da JMJ Lisboa 2023 e introduzir os jovens na experiência de serem amados e chamados pelo Senhor, como Maria. Esta experiência impele-nos para o alto e para o outro, reconciliando-nos com Deus, com os irmãos e com a criação.

Pode-se tomar algumas ideias para reflexão da Exortação Apostólica Christus vivit 111–113 (o grande anúncio para todos os jovens) e da mensagem para a JMJ 2022–2023, relacionando-as com o tema do cuidado da casa comum (cf. Laudato si’ 1, 65, 66, 71, 80, 96, 97, 98, 100)




Na volta pra capital portuguesa os peregrinos encontraram Miguel, de apenas cinco anos. O português já está vivenciando a essência da Jornada Mundial da Juventude. Ele e a família realizaram a inscrição para participar dos atos centrais da jornada que acontece até o dia 6 de agosto.




4 visualizações

Σχόλια


bottom of page