Parque Tejo recebe a Vigília e Missa de Envio da JMJ
por Pedro Corsini, da PASCOM Guadalupe
Logo pela manhã do penúltimo dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, o Campo da Graça (Parque Tejo) começou a receber os peregrinos que nos últimos dias encheram as ruas de Lisboa. Aos poucos o Parque Tejo foi ganhando cor e vida para assim, em conjunto com o Santo Padre, celebrar a Vigília, às 20h45, do dia 5 de agosto.
Por volta das 17h30, entre atuações do Festival da Juventude, os Símbolos da JMJ - a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani - chegaram pelo rio e acompanhados por várias outras embarcações. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, foram conduzidos por jovens avieiros, que estavam devidamente trajados, e de seguida foram numa peregrinação, agora a pé, por entre os peregrinos, até ao palco das cerimónias finais deste encontro mundial.
Esta iniciativa, da responsabilidade do Apostolado do Mar, procura homenagear e dar a conhecer as embarcações típicas das povoações que se situam na beira rio do Tejo e, através desta procissão, aludir a todas as tradicionais procissões marítimas de embarcações engalanadas feitas ao longo da costa portuguesa, em honra de Nossa Senhora.
Comments