top of page
marca-aconteceu.png

Hino da JMJ Lisboa 2023 é lançado

O hino oficial foi lançado através das redes sociais da JMJ Lisboa 2023

por Pedro Corcini, da PASCOM Guadalupe

Quem acordou cedinho, na manhã desta quarta-feira (27), teve uma surpresa pra lá de especial: o lançamento do Hino Oficial da JMJ Lisboa 2023. Centenas de pessoas estavam conectadas nos canais oficiais da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, e a expectativa de todos era enorme.

Para a escolha do Hino Oficial, concorreram grupos de Funchal a Faro, de Bragança a Ponta Delgada, do norte ao sul de Portugal. Foram mais de uma centena de hinos e grupos cadastrados no concurso, mas a versão foi selecionada pelos profissionais da música e das artes, e o Dicastério para os Leigos, Família e Vida no Vaticano escolheu a versão para a JMJ 2023.

A letra foi composta pelo padre João Paulo Vaz, da Diocese de Coimbra, em Portugal. O sacerdote, que tem 25 anos de ordenação, conta que recebeu a notícia da eleição da música, no mesmo mês em que celebrou a bodas de prata na vida presbiteral.

Padre João disse que foi uma enorme surpresa e ao mesmo tempo, muito estranho, porque ele não esperava uma notícia dessas. “Quando recebi o telefonema, habitou em mim, imediatamente, uma alegria muito grande. Naquele dia, eu não vi nada à minha volta. Eu estava com um grupo de padres e amigos, e eu já não via nada e nem ninguém. Aquilo pra mim, me consumia por dentro, porto todos os lados, e saia por todos os poros. Uma alegria imensa, disse o sacerdote.

Além do padre João Vaz, o músico Pedro Ferreira, que começou sua carreira musical aos 13 anos de idade, conta que foi uma alegria imensa saber que a letra foi escolhida. “Foi ver que algo, que tinha nascido em uma pequena sala, em um pequeno espaço, depois ganharia asas, voaria.”, disse Pedro.

O músico conta ainda, que a melodia foi pensada em pequenas notas, que trazem consigo a ideia de um caminhar, dando passos. “Passos que sejam próximos uns dos outros, que não sejam grandes saltos, para que a melodia seja agarrada com força, com facilidade.”, complementou.

A letra faz ponte com o tema da última JMJ, que aconteceu em janeiro de 2019, na Cidade do Panamá, Panamá. O tema da 34ª edição foi o primeiro voltado à figura de Maria, em toda a história das Jornadas. O versículo do Evangelho de Lucas, que traz consigo o ‘SIM’ de Nossa Senhora, inspirou milhares de jovens. Para 2023, o tema da 38ª Jornada Mundial da Juventude, nos convida a levantarmos, e apressadamente, irmos ao encontro dos que precisam, assim como fez Maria com sua prima Isabel. “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).


Ouça agora mesmo, o Hino da JMJ Lisboa 2023:



23 visualizações
bottom of page