marca-aconteceu.png

Conectados e com fé, famílias celebram a Semana Santa em casa

por Pedro Corcini, da PASCOM Guadalupe


Pelo segundo ano seguido, a pandemia de COVID-19 fez com que os fiéis participassem das celebrações da Semana Santa reunidos em família, de casa e através das transmissões ao vivo.

Família Campolina realizou a Ceia em família | Foto: Rodrigo Campolina/Arquivo Pessoal

Mesmo distante dos templos, diversas famílias se reuniram e acompanharam as missas e celebrações pela internet, sem deixar de lado a fé e a confiança em Deus. Essa foi uma realidade dos paroquianos Rodrigo e Mirela Campolina. O casal está junto há 15 anos e como fruto dessa união, Deus os abençoou com três filhos, o Gabriel de 12 anos, o Lucas de dez e a Ana Beatriz com apenas seis aninhos. Rodrigo conta que ele e a esposa sempre acompanham a caminhada dos filhos na igreja, catequizando as crianças em casa, para que a vivência deles na vida da comunidade não seja apenas uma passagem e um cumprimento de ritual. “Que eles possam experimentar mesmo a presença de Deus na vida deles, uma relação de fé.”, disse Campolina.


Para o casal foi um desafio participar da Semana Santa de forma virtual, uma vez que eles estavam indo às celebrações presenciais, seguindo os protocolos e respeitando a logística da comunidade. “Quando a gente percebeu o agravamento dessa segunda onda (da pandemia) e de que novamente nós iríamos passar o período da Semana Santa e de Páscoa distantes presencialmente da igreja, nós tivemos que readaptar. Eu e Mirela nos preparamos para que os meninos pudessem participar. São três crianças, então manter a atenção delas na missa (presencial) já é um desafio, assistindo, aumenta ainda mais e participando, transfere para nós (pais) esse desafio.”, complementou.