Buscar

4º Domingo da Páscoa: roteiros ajudam fiéis a celebrarem, em casa, o Domingo do Bom Pastor

via Arquidiocese de Belo Horizonte


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou um roteiro para que as famílias celebrem o 4º Domingo da Páscoa em seus lares. A publicação é fruto do trabalho da Comissão de Liturgia da CNBB.


Ainda neste tempo de quarentena, a orientação dos bispos do Brasil é continuar acolhendo as recomendações das autoridades civis e da área da saúde,  orientando os fiéis a permanecerem em suas casas e a evitar aglomeração.

Consequentemente, os templos não reunirão a assembleia de fiéis. Importante ressaltar que, com o auxílio do roteiro da  Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB e das muitas Celebrações Eucarísticas transmitidas pelos meios de comunicação, os fiéis podem fazer de suas casas, ainda mais,  igrejas domésticas.


A respeito dos lares, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, número 73, destaca: “A casa, enquanto espaço familiar, foi um dos lugares privilegiados para o encontro e o diálogo de Jesus e seus seguidores com diversas pessoas (Mc 1,29; 2,15; 3,20; 5,38; 7,24). Nas casas Ele curava e perdoava os pecados (Mc 2,1- 12), partilhava a mesa com publicanos e pecadores (Mc 2,15ss; 14,3), refletia sobre assuntos importantes, como o jejum (Mc 2,18-22), orientava sobre o comportamento na comunidade (Mc 9,33ss; 10,10) e a importância de se ouvir a Palavra de Deus (Mt 13,17.43).”


Preparação para celebração

  1. Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos;

  2. Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado;

  3. Um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora;

  4. Uma vela a ser acesa no momento da celebração.


Para ver o roteiro, clique aqui.

É possível, ainda,  dar continuidade à nossa experiência da Páscoa de Jesus em casa,a partir do roteiro publicado pela religiosa da Congregação Discípulas do Divino Mestre e da Rede Celebra, irmã Penha Carpanedo.

Para baixar o roteiro, clique aqui.

O roteiro foi idealizado em dois formatos: para impressão https://bit.ly/2VOZCbQ e celular https://bit.ly/2xn2u6i

No canal do Youtube das Discípulas do Divino Mestre, estão disponíveis os cantos do roteiro: https://www.youtube.com/watch?v=sJrWYAlKmSc . Para receber os roteiros semanalmente, envie mensagem pelo WhatsApp: (31) 98634-0614.


As pessoas que desejarem, podem enviar fotos de suas celebrações em famílias para o Secretariado Arquidiocesano de Liturgia (SAL), pelo  Whatsapp 31 98634 – 0614 e, assim,  ajudarem a incentivar mais famílias a celebrar em  suas casas.


42 visualizações

ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE | PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Rua Dr. Sylvio Menicucci, 70, bairro Castelo- Belo Horizonte | Tel. (31) 3476.8692 | secretaria@pnsguadalupecastelo.com.br
© 2020 | Todos os direitos reservados a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe do Castelo.